Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Flexibilização

Mudança no decreto agrada proprietários de restaurantes

Foto: Rafaelly Machado

As alterações do novo decreto municipal agradaram aos proprietários de restaurantes de Santa Cruz do Sul. Além da autorização para utilizar o bufê servido, o horário de funcionamento estendido foi um ponto considerado positivo.

O sócio-proprietário do Restaurante Centenário, Claudinei Cenci, explicou que embora o horário de segunda a sexta-feira seja restrito, nos fins de semana haverá um ganho maior. “Um dos nossos maiores desafios era esse, porque aos sábados e domingos é normal o pessoal vir mais tarde para almoçar. Agora vai facilitar um pouco mais.” A partir desta sexta-feira, 5, o restaurante passará a funcionar com bufê servido. Uma barreira de acrílico foi adaptada em torno da bancada onde os alimentos ficam expostos. O investimento foi de R$ 400,00.

O proprietário do Restaurante Comabem, Valdenir Correa, acredita que o bufê servido vai melhorar o fluxo de pessoas, além de ser mais prático tanto para o operacional do estabelecimento quanto para os clientes, que terão mais opções. O restaurante terá outras alterações a partir desta sexta. A opção escolhida pelo proprietário foi o distanciamento de um metro entre o bufê e o cliente. “Em um primeiro momento vamos fazer nesta modalidade e ver como vai funcionar. Até porque corre-se o risco de fazer um investimento e, em pouco tempo, outra mudança acontecer”, diz Correa.

Publicidade

LEIA MAIS: Entenda a modalidade de bufê servido, autorizada pela Prefeitura aos restaurantes

Decreto
O novo decreto publicado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul alterou em pelo menos dois itens o funcionamento do setor de alimentação. As associações esportivas e culturais, os centros culturais, os CTGs e as entidades filantrópicas foram autorizadas a realizar ações de arrecadação ou distribuição de donativos e venda de refeições para obter fundos para sua manutenção. O documento prevê que devem ser seguidos os mesmos protocolos de distanciamento e higienização válidos para os restaurantes, mas sem consumo no local. São permitidas apenas as modalidades delivery (entrega) e drive-thru (pegar o produto sem sair do carro).

O segundo item do decreto abrange os restaurantes. Além das modalidades já autorizadas – à la carte, delivery, drive-thru e take away –, agora eles poderão utilizar o bufê servido. O sistema self-service com bufê tradicional segue proibido em razão do grande risco de contaminações.

Publicidade

LEIA MAIS: Novo decreto possibilita atendimento de restaurantes à noite em Santa Cruz

Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 na manhã de quinta-feira, 4, a procuradora-geral do Município, Tricia Schaidhauer, explicou como deverá ser operacionalizado o novo formato. “O bufê será servido pelos colaboradores e poderá funcionar desde que haja uma barreira física de acrílico ou vidro, ou o distanciamento de um metro entre o cliente e a bancada onde os alimentos estarão expostos. Qualquer uma das opções será válida”, disse. Os frequentadores do restaurante deverão utilizar máscara durante a permanência no estabelecimento e a retirada será permitida apenas para comer. Tricia também reforçou que todas as demais regras de distanciamento e higienização devem ser mantidas para possibilizar segurança tanto aos colaboradores, quanto aos clientes.

O documento publicado na noite da última quarta-feira também flexibiliza o horário de funcionamento dos restaurantes – de segunda a sexta-feira, das 11 horas às 14 horas e das 19 horas às 22 horas. Já aos sábados, domingos e feriados o atendimento é permitido das 11 horas às 15 horas e das 19 horas às 23 horas. Haverá ainda a tolerância de até 30 minutos após o período do encerramento do horário de funcionamento para que o consumidor conclua sua refeição. Durante este período, as portas do estabelecimento deverão permanecer fechadas, não sendo permitida a entrada de novos clientes. Exclusivamente na sexta-feira, 12 de junho (Dia dos Namorados), o horário de atendimento será estendido até as 23 horas, por se esperar maior demanda.

Além da liberação do uso de provadores no comércio, questões como o retorno gradual das aulas e a realização de feiras de artesanato estão em avaliação pelo Gabinete de Emergências. “São temas debatidos e estudados, com a busca de protocolos de segurança e análise de qual é o momento adequado para a implantação da medida”, disse a procuradora-geral do Município.

Publicidade

LEIA MAIS: Secretaria Estadual da Saúde permite reabertura dos provadores no comércio

Experiência positiva
A pandemia do novo coronavírus acendeu um sinal de alerta no setor de alimentação no país. Além das medidas de higienização, como uso de máscaras de proteção por toda a equipe, luvas e álcool em gel, mais o distanciamento entre as mesas, alguns restaurantes tiveram que ser criativos para estabilizar as atividades.

É o caso do Restaurante e Antiquário Paragem, localizado às margens da RSC-287. Desde que foi reaberto, em 16 de abril, algumas adaptações ocorreram para possibilitar o atendimento dos clientes com mais segurança. Dentre elas, a instalação de uma proteção de vidro de 2,5 metros de altura em toda a extensão do bufê, o que possibilita ao cliente a visualização do alimento. O prato é servido por um funcionário designado, que usa máscara de proteção e luvas descartáveis. A estrutura de madeira e vidro foi produzida por mão de obra própria, como explica a proprietária Silvania Kretschmer. “Tínhamos uma peça de vidro e madeiras no antiquário que foram reaproveitadas pelos funcionários e adaptadas no ambiente”, conta.

Publicidade

A proprietária esclareceu ainda que a experiência tem sido positiva. “Por ser uma coisa nova e diferente, muitas pessoas almoçam aqui e chegam a tirar fotos para levar o modelo para estabelecimentos de outras cidades”, afirma Silvania.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.