Sinimbu 29/06/2020 14h36

Linha Inverno celebra inauguração de nova ponte

Moradores da localidade no interior do município aguardavam há mais de um ano pela conclusão da obra

Na tarde de sábado, 27, foi inaugurada a nova ponte da localidade de Linha Inverno, no interior de Sinimbu. A cerimônia contou com a presença da prefeita Sandra Backes (DEM), secretários municipais, do deputado federal Heitor Schuh (PSB) e outras autoridades, além de representantes da comunidade, que organizaram uma carreata para festejar a conquista.

A estrutura, que passa sobre o Rio Pardinho, liga a RSC-471 às localidades de Linha Inverno, Linha Verão e Paredão e faz parte de uma pacote de quatro obras, feitas com recursos obtidos junto à Defesa Civil, no valor total de R$ 5 milhões. A primeira já havia sido inaugurada em fevereiro, na localidade de Linha Pintado, e outras duas em Alto Rio Pequeno estão em fase de conclusão e devem ser inauguradas nas próximas semanas.

A prefeita Sandra Backes se emocionou ao falar da obra. Nascida e criada na região, ela lembrou as dificuldades enfrentadas pela população, especialmente em épocas de chuva. “Antigamente a gente tinha que tirar os tênis e as meias para passar por aqui, essa ponte é o sonho de uma vida dessa comunidade”, afirmou. Antes da ponte, existia apenas um aterramento sobre a água por onde passavam os veículos, e que era frequentemente submerso quando o Rio Pardinho saía do seu nível normal. Com a estrada fechada, os moradores eram obrigados a fazer um caminho alternativo, aumentando o tempo de deslocamento em cerca de 30 minutos.

LEIA MAIS: Sinimbu realiza carreata para inaugurar ponte

O aposentado Cláudio José Müller, de 80 anos, é morador antigo da região. Ele nasceu e viveu boa parte da vida em Linha Verão. Em 1964, quando se casou com Clarice, mudou-se para Linha Inverno, onde criou os três filhos e vive até hoje em uma chácara. Décio Müller, filho de seu Cláudio e dona Clarice, nasceu e foi criado na localidade, e atualmente precisa cruzar o local todos os dias para ir ao trabalho.

Ele conta que já passou muitas dificuldades e hoje comemora a nova ponte. “Agora não dependemos mais do nível da água. Esperamos que isso aqui nunca se termine.” A nova construção vai beneficiar cerca de 500 famílias.

LEIA MAIS: O desafio de chegar e sair de Linha Inverno

Cláudio: uma espera que chega ao fim | Rafaelly Machado