Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EFEITO DA PANDEMIA

Seminário de Língua Portuguesa terá a 28ª edição só em 2021

Foto: Bruno Pedry

A edição de 2019 contou com mais de 350 participantes. É a primeira vez que o evento é cancelado

A edição de 2020 do tradicional Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-grandense foi cancelada. O evento, realizado anualmente em Rio Pardo, estava previsto para acontecer neste mês. A Prefeitura de Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou que a 28ª edição foi suspensa por causa da pandemia.

A coordenação estava a cargo do professor Elenor Schneider, que há mais de duas décadas responde pela definição dos convidados e dos temas. “Fizemos a primeira reunião de planejamento em 27 de fevereiro. Saí de Rio Pardo com a tarefa de sempre: propor a programação. Cheguei a fazer os primeiros contatos, mas sem demora entrou a questão da pandemia”, conta.

LEIA MAIS: Seminário agrega língua portuguesa e literatura em Rio Pardo

Publicidade

Com o cancelamento das aulas, a organização percebeu que não haveria como manter a programação. “Antes do final de março, já tínhamos decidido cancelar. Tínhamos sondado a possibilidade de postergar para outubro ou novembro, mas com a suspensão das aulas, esse tempo estaria completamente ocupado com recuperação”, explica Elenor.

A adaptação do Seminário de Língua Portuguesa para uma versão online não foi cogitada, pela necessidade de amparar os professores no planejamento de aulas não presenciais. “Também para não desconfigurar um evento que é tão tradicional, que tem como objetivo a troca de experiências. O encontro presencial, as apresentações dos alunos e a tradicional Feira do livro são características marcantes e queremos preservar isso”, disse o secretário de Educação, Fernando Haas.

Desde o início de sua realização, em 1993, este foi o primeiro ano em que o seminário não aconteceu. A edição de 2019 contou com mais de 350 participantes, e o cancelamento teve impacto em toda a rede municipal de ensino de Rio Pardo. “Mas entendemos que foi por um motivo necessário”, afirmou Fernando, que acredita no sucesso da edição em 2021. Elenor concorda que há um impacto negativo, mas reforça que o evento será retomado no ano que vem.

Publicidade

LEIA MAIS: Clube de leitura de Santa Cruz resgata o hábito da troca de cartas

CAPACITAÇÃO

A equipe de trabalho optou por uma alternativa de capacitação, por meio de formação continuada aos professores da rede municipal, via plataforma online, em parceria com o Sesc/Senac de Santa Cruz do Sul. A capacitação, nomeada de Seminário de Educação de Rio Pardo, iniciou-se em 29 de junho e conta com a participação de 301 docentes, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental.

Publicidade

O Seminário de Educação Continuada seguirá até agosto, voltado a uma nova realidade de atuação dos professores, que demanda atualização, principalmente em relação às metodologias. “A programação foi elaborada considerando a reorganização da educação nos tempos atuais”, ressaltou o secretário Fernando Haas.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: a incrível trajetória de Elenor Schneider

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.