Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

UTI lotada e falta de medicamentos aumentam preocupação em Venâncio

Foto: Divulgação

Os leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em Venâncio Aires, estão todos ocupados. Desde essa segunda-feira, 3, não há mais vagas e pacientes em estado grave precisam aguardar por atendimento em uma sala anexa. A situação também é complicada no Pronto Atendimento da instituição. Estes fatos fizeram a direção do hospital emitir um comunicado à população de Venâncio, a fim de direcionar os atendimento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

LEIA MAIS: No primeiro dia de testagem em massa, Venâncio registra 13 novos casos

Comunicado emitido pelo Hospital São Sebastião Mártir às 22h20 dessa segunda-feira, 3


A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde está em alerta. Segundo a coordenadora adjunta, Aline Lima, o momento, com casos de contaminação por Covid-19 em crescimento, é complicado. “Há falta de medicação em anestésico. Estamos em contato com alguns hospitais para conseguir a doação desses medicamentos que são essenciais para atendimento”, explica.

Publicidade

De acordo com a coordenadoria, o Hospital São Sebastião Mártir dispõe da medicação só para mais dois dias. Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado já acionou outras instituições na região. Entre elas os hospitais Santa Cruz, Regional de Rio Pardo e o de Candelária.

Conforme Aline, uma das medicações que está em falta em Venâncio é o anestésico Atracúrio, um bloqueador neuromuscular, usado como reforço na anestesia geral e utilizado para facilitar a intubação do paciente, além de relaxar a musculatura e ajudar na ventilação.

LEIA MAIS: Cerca de mil testes são aplicados na primeira etapa da pesquisa do Cisvale

Publicidade

Para a coordenadora, apesar da classificação em bandeira laranja, dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, a região vive o ápice da pandemia. “Estamos no pico da pandemia. O que nos fez entrar na bandeira laranja foi as UTIs da região não estarem tão lotadas e os leitos não estarem tão ocupados. Além disso, temos baixo índices de óbitos, mas essa superlotação da UTI de Venâncio Aires é realmente preocupante”, disse.

Os dados disponibilizados pela Coordenadoria de Saúde apontam que em Venâncio Aires o pico da doença continua com a curva em crescimento. “É uma região que desde o inicio da pandemia teve problemas com os frigoríficos da região de Lajeado. Tem a questão da regulação, pois também recebemos pacientes de outros municípios que vêm de outros hospitais.”

Sobre a superlotação das UTIs, a coordenadora adjunta afirma que alguns pacientes poderão dar entrada no hospital e ficar, num primeiro momento, em uma sala isolada. “Se não tivermos lugar aqui, possivelmente o paciente será encaminhado para outra região, mas sem atendimento ele não vai ficar”, disse.

Publicidade

O HSSM possui 18 leitos de UTI e todos, nesse momento, ocupados. Destes, quatro têm suspeita da Covid-19 e outras síndromes gripais e seis com confirmação da doença.

LEIA MAIS: Pandemia avança rapidamente e números preocupam em Santa Cruz


Risco da bandeira vermelha

Publicidade

De acordo com Aline Lima, para fins de bandeira vermelha, de alto risco em relação ao coronavírus, a situação atual do Vale do Rio Pardo preocupa para esta sexta-feira, 7. Segundo ela, especificamente em Venâncio Aires, os leitos de UTI, desde o dia 27 de julho, estão com taxa de ocupação acima de 70%. Desde então, não mais baixaram desse percentual chegando à superlotação, o que pode interferir diretamente no cálculo da classificação das bandeiras.

Casos em Venâncio

O boletim mais recente, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, às 18h30, registrou 441 casos positivados no município. Há 27 pessoas em recuperação domiciliar, seis internados e oito óbitos. 400 já são considerados recuperados.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz registra quarta morte por coronavírus

Novo decreto altera normas para bares e estabelecimentos essenciais

Novas medidas entram em vigor para bares, lancherias, padarias e restaurantes em Venâncio Aires. Assim como outros estabelecimentos de serviços essenciais também passarão a ter uma limitação maior para enfrentamento da Covid-19. O anúncio foi feito durante live na manhã desta terça-feira, 4, pelo prefeito Giovane Wickert.

O documento, cujas medidas passam a vigorar a partir desta terça-feira, 4, prevê:

  • Obrigatória a utilização do Sistema de Mapeamento Inteligente;
  • É facultada a definição de um tempo limite de permanência dos clientes nos estabelecimentos, favorecendo o acesso a outros;
  • Em caso de fila de espera, a marcação de distanciamento de dois metros entre cada indivíduo deve ser frequente, com um funcionário designado para fazer esse controle;
  • Não será permitido o consumo no local de pessoas em pé;
  • Nas mesas, fica limitado o atendimento de até quatro pessoas simultaneamente e distância mínima de um metro entre as cadeiras sempre que possível;
  • Distanciamento mínimo deve ser de dois metros entre as mesas;
  • Os clientes em atendimento, quando sentados à mesa, poderão retirar as máscaras exclusivamente para a alimentação;
  • A disponibilização de palitos, temperos e utensílios fica limitada ao necessário à utilização em cada atendimento, sem utilização compartilhada;
  • O uso de brinquedotecas é proibido;

Novas medidas de distanciamento entram em vigor nesta terça-feira, 4, no município.

Posted by Prefeitura de Venâncio Aires on Tuesday, August 4, 2020
Novas medidas de distanciamento entram em vigor nesta terça-feira, 4, no município

Para os estabelecimentos de serviços essenciais, exceto de saúde e de consumo de alimentos, e prestadores de serviços fica estabelecida a medida de apenas permitir o ingresso de uma pessoa por família no estabelecimento.

O prefeito Giovane Wickert ainda destacou que a fiscalização realizada pela equipe de fiscais de posturas e Brigada Militar será reforçada e intensificada nesta semana e, principalmente, no fim de semana. Locais públicos, na cidade e interior, assim como privados e residências com aglomerações, cujas ocorram denúncias, serão visitadas, notificadas e, se necessário, lacradas e multadas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.