Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Uma data para Santa Cruz refletir sobre o lixo

Recolhimento do lixo depositado em ambientes públicos e destinação correta é uma das iniciativas previstas para a data | Foto: Cá ssio Filter/Banco de Imagens/GS

Um momento para a população refletir sobre o consumo e as consequências causadas por ele, como o lixo gerado e a administração dos resíduos. Esse é um dos objetivos do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa organizada por voluntários e que visa mobilizar a população para a limpeza de suas cidades, bairros e demais áreas públicas. A ação ocorre mundialmente no próximo dia 19 de setembro, em formato diferenciado.

Por causa da pandemia do novo coronavírus e das determinações das autoridades para o distanciamento social, neste ano o evento será individual ou em grupos de convívio familiar. “Vamos cuidar do nosso quadrado, sem aglomerações, mas mantendo o mesmo espírito voluntário de dever a ser cumprido com o nosso planeta. Toda a comunidade está convidada a participar”, destaca Débora Leonhardt da Silva, engenheira ambiental e embaixadora do projeto Lixo Zero em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Santa Cruz vai participar do Dia Mundial da Limpeza

Publicidade

Conforme Débora, são três as sugestões do que cada pessoa pode fazer individualmente, na própria residência: a limpeza ambiental, a limpeza digital e, por fim, a limpeza mental. A primeira delas diz respeito à limpeza da própria casa, dos ambientes, resíduos, materiais que não são mais utilizados e até mesmo a separação de roupas para doação. “Outro exemplo são os focos de dengue. Temos casos, já tivemos problemas com isso no ano passado. Então, vamos cuidar nossos vasos de flores e trabalhar essa questão”, destaca. Além disso, ela pede que a população colabore com a separação do lixo.

A limpeza digital, por sua vez, trata da organização dos arquivos digitais presentes nos computadores e celulares. Muitos deles esquecidos e sem nenhuma utilidade para os proprietários. Por último vem a limpeza mental. “A gente sempre fala que temos três casas: nosso corpo, nosso lar e o planeta Terra. A limpeza mental é tirar um tempo para meditar, fazer um exercício, deixar a mente limpa para os próximos desafios”, ressalta Débora. Quem quiser participar pode fazer fotos ou vídeos e postar nas suas redes sociais com a hashtag #eucuidodomeuquadrado.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Limpeza Urbana: para cuidar do meio ambiente

Publicidade

A importância da reciclagem dos resíduos
O último 22 de agosto ficou marcado como o Dia da Sobrecarga da Terra. A data foi instituída pelo Global Footprint Network (GFN) para classificar o momento em que a demanda por recursos naturais esgota o que planeta é capaz de renovar em um ano. Com isso, conforme a medição feita pelo GFN desde 1961, seria necessário 1,6 planeta Terra para dar conta do ritmo de consumo estabelecido pela humanidade até o fim de 2020.

O objetivo da data é conscientizar a população sobre as formas de preservar o meio ambiente e os recursos naturais, mediante a mudança de hábitos de consumo que diminuam a emissão de gases do efeito estufa. Uma dessas mudanças é a escolha das embalagens por parte do consumidor, além do descarte adequado. Materiais reciclados reduzem o uso de recursos naturais e permitem o retorno de novos produtos de valor agregado à sociedade.

Mesmo com as dificuldades estruturais e a falta de sistemas públicos de coleta seletiva e separação de resíduos sólidos, o PET é um dos tipos de embalagem com maior índice de reciclagem no País. Em 2019, foram recicladas 311 mil toneladas do material, correspondendo a 55% do total descartado. O PET reciclado pode ser encontrado em peças de vestuário, garrafas plásticas e outras embalagens utilizadas por fabricantes de bebidas, produtos de beleza e limpeza, tintas, entre outros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber para separar corretamente o lixo

Como surgiu
O Dia Mundial da Limpeza Urbana começou como uma pequena ação na Estônia, em 2008, quando a população reuniu-se para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A iniciativa, realizada por voluntários, foi um sucesso e se espalhou pelo mundo inteiro: em 2019, o evento reuniu 20 milhões de pessoas em 180 países, tornando-se o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. O Brasil participa desde 2012, e no ano passado foi o décimo país que mais mobilizou participantes: foram 320 mil pessoas, em 1.200 cidades brasileiras.

LEIA TAMBÉM: Como assim, casa sem lixo? Ativista realiza palestra em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.