Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religião

Começam atividades da Romaria da Santa Cruz; confira a programação

Foto: Lula Helfer

Consequência da pandemia: caminhada em Linha Santa Cruz não vai ocorrer neste ano para evitar a aglomeração de pessoas

A programação da 19ª Romaria da Santa Cruz começa nesta quinta-feira, 10, sem a presença física das pessoas, mas de forma virtual, por causa da pandemia de Covid-19. Celebração tradicional que ocorre no segundo fim de semana de setembro, este ano ela será realizada em três momentos, até domingo, com transmissão pelas redes sociais da diocese para evitar aglomerações. Por isso, está suspensa a caminhada de aproximadamente dois quilômetros, que sempre partia da Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, e seguia para o Seminário São João Batista, onde está a cruz da romaria.

Na noite desta quinta, às 20 horas, o padre Érico Hammes fará uma palestra sobre o Mistério da Cruz e o abaixamento de Jesus. A comunidade pode participar com perguntas, por meio do Facebook. Às 20 horas de amanhã, os fiéis estão convidados a rezar a Via-Sacra junto com os seminaristas do Seminário Propedêutico São João Batista, onde é reitor o padre Marcelo Carlesso.

No domingo, 13, o bispo dom Aloísio Alberto Dilli vai rezar uma missa no altar da romaria, em frente à caixa d’ água do Seminário São João Batista, às 9 horas. Nesse dia, ou mesmo durante todo o mês de setembro, a comunidade está convidada a ir até a capela mais próxima e oferecer um quilo de alimento. Os donativos serão destinados aos mais pobres da paróquia ou diocese. Para a Igreja, essa contribuição é uma forma de demonstrar solidariedade também ao Cristo pregado na cruz.

Publicidade

LEIA MAIS: Romaria da Santa Cruz ocorre em setembro e será online

Programação
Hoje: live sobre o Mistério da Cruz, às 20 horas, sob responsabilidade do padre Érico João Hammes.

Sexta: Via Sacra, à 20 horas, coordenada pelo Seminário Propedêutico Interdiocesano de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Domingo: missa no local da romaria junto ao Seminário São João Batista, presidida por dom Aloísio Dilli e animada pela Comarca de Santa Cruz do Sul, às 9 horas, com presença limitada, devido às regras de distanciamento.

As atividades podem ser acompanhadas pelo Facebook e pelo YouTube da Diocese de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Sob chuva, fiéis caminham para a Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.