Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENSINO TÉCNICO

Efasol já recebe inscrições para novas turmas em 2021

Maiquel Konrath: obtenção de conhecimentos contextualizados com a realidade rural

A Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) está com inscrições abertas para a turma de 2021. O período vai até o dia 18 de dezembro de 2020, com segunda chamada entre 25 e 29 de janeiro. Este ano, em razão das medidas de distanciamento social, os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (51) 99978 5016. Para o ingresso no colégio, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e possuir vínculo com a agricultura.

O estabelecimento comunitário de Ensino Médio e Técnico em Agricultura trabalha por meio da pedagogia da alternância, ou seja, uma semana o jovem passa na escola estudando disciplinas referentes tanto ao Ensino Médio quanto ao Ensino Técnico, e outra fica na propriedade, pesquisando sua história, de sua família, do local onde reside e de sua comunidade e município. As atividades são fundamentadas em quatro pilares, dentre os quais a formação integral. Ela visa tanto o preparo técnico e profissional dos estudantes quanto as partes humana, artística, social e cultural.

LEIA TAMBÉM: Confira lista de beneficiados com bolsas de estudo da Sicredi em escolas agrícolas

Publicidade

A escola possui atualmente duas turmas de 1º ano (36 estudantes), uma de 2º ano (21 estudantes), uma de 3º ano (21 estudantes), uma de estágio com 37 jovens e mais 41 egressos, que já completaram toda a formação. O curso dura três anos, mais 400 horas de estágio curricular supervisionado. Em formação, há 115 jovens de 16 municípios do Vale do Rio Pardo, Centro, Centro-Serra, Alto da Serra do Botucaraí e Alto Jacuí.

O estudante do 2º ano da Efasol, Maiquel Henrique Konrath, de 16 anos, morador de Vera Cruz, explica que o interesse pela escola ocorreu inicialmente pela aprendizagem que é adquirida. “Amo agricultura e a Efasol foi uma alternativa de ver e aprender sobre ela. Depois que ingressei, vi que a escola realmente traz um ambiente familiar. Você tem vários amigos e ótimos professores e, juntos, construímos aprendizados a todo momento”, destaca. Acrescenta que pretende ficar na propriedade e isso foi um ponto muito importante para a escolha da instituição.

LEIA MAIS
Município comprará área para implantar centro de formação
Prêmio estimula a permanência de jovens no campo

Publicidade

O coordenador pedagógico da Efasol, Ângelo Quoos, ressalta a importância da participação da família desde o momento da inscrição do estudante. “Geralmente, as inscrições já acontecem com a presença da família no ambiente escolar. Primeiro, ela e o jovem conhecem o nosso espaço e a proposta, para só depois realizarem a entrevista, habilitando o jovem a fazer a seleção que indicará o grupo de estudantes para a nova turma”, explica. No entanto, este ano, em função da pandemia, o estabelecimento de ensino teve que passar por reformas no processo pedagógico.

A inscrição vai ocorrer por meio de ligações para a escola, mas se a família se interessar em fazer uma visita ou mesmo conhecer mais sobre a proposta de ensino, a coordenação organiza o agendamento, seguindo os cuidados previstos. Igualmente, existe a possibilidade de fazer chamadas de vídeo para explicar melhor o funcionamento. Como os calendários das escolas públicas de Ensino Fundamental ainda estão indefinidos, a Efasol deixou alguns dias de inscrição para o fim do mês de janeiro. As aulas de 2021 tem previsão de início em fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Tabaco orgânico é a aposta em propriedade rural de Camaquã

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.