Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BEM-ESTAR

Dom Alberto oferece sessões online de relaxamento para professores

Foto: Reprodução

Sessões acontecem todas as segundas-feiras, por 30 minutos, com o objetivo de cuidar da saúde física e mental dos profissionais

Um novo projeto promete trazer bem-estar e saúde aos professores da Faculdade e do Colégio Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul. A iniciativa Um Tempo Para Gente oferece sessões virtuais semanais de alongamento e relaxamento para os docentes, que podem interagir a distância e se exercitar.

O objetivo da sessão realizada todas as segundas-feiras durante 30 minutos é cuidar da saúde física e mental dos profissionais, explica uma das idealizadoras da ação, a coordenadora esportiva do Dom Alberto Aline Koehler. As atividades são realizadas em conjunto por meio do Google Meet desde 24 de agosto, sempre no fim da tarde.


“São atividades de alongamento e relaxamento, além de alguns minutos de conversas informais, para contar novidades e receber dicas de bem-estar físico e mental ou sobre qualquer assunto de interesse dos participantes”, conta. Oferecidas aos funcionários e professores do colégio e da faculdade Dom Alberto, as atividades são coordenadas por Aline e pela orientadora educacional da instituição, Sheila Gomes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Professora faz mochilas a partir de sacos de ração

Segundo Aline, a ideia surgiu das conversas com os colegas, que estavam sobrecarregados pelas tarefas online. “A grande maioria leciona em mais de uma escola. Passam horas na frente do computador e reclamam de dor na cervical e de cabeça.”

Já nos primeiros encontros a participação surpreendeu a equipe, superando as expectativas. “Foi muito gratificante ver a alegria dos colegas e receber mensagens falando sobre o quanto a atividade fez bem. A intenção é dar um instrumento para que eles prossigam com as atividades durante a semana.”

Publicidade

Um dos objetivos dos encontros é garantir a qualidade de vida dos profissionais, e Aline reforça que é necessário que os professores não deixem de se cuidar. “O professor deve ter um tempo para si, mesmo que pequeno. É uma profissão de doação, está sempre preocupado com o outro, preparando e ministrando aulas e, muitas vezes, muito mais na pandemia, esquece deste tempo para si.”

Momento delicado

Conforme a diretora pedagógica do Colégio Dom Alberto, Luciana Andréa Zimmer, a atividade é importante para os funcionários da instituição, especialmente neste período desafiador. “Neste momento de quarentena prolongada, é fundamental que toda a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários e pais – esteja bem. Este projeto, quando apresentado, foi visto com muito carinho pela Instituição, que tem a preocupação de manter a qualidade de vida da comunidade escolar e acadêmica.”

Publicidade

Para ela, cuidar do corpo e da mente é fundamental para manter o equilíbrio. E a atividade pode inclusive ter benefícios como reforçar o sistema imunológico, tão importante neste momento de pandemia. Conforme a psicopedagoga e orientadora Sheila Gomes, que também coordena o projeto Um Tempo Para Gente, esta é apenas uma das ações desenvolvidas para trabalhar o equilíbrio emocional.

“Desenvolvemos o Música no meu dia, onde a professora de música, Claudia Jungblut, entra nas aulas online para cantar com os alunos e o Bate-papo na quarentena com os estudantes a partir do 5º ano, que é uma conversa descontraída com pequenos grupos. Todas essas ações amenizam muito a ansiedade que muitos desenvolveram com o distanciamento social”, explica.

LEIA MAIS: Psicóloga dá dicas para manter a mente sã em momento de tensão e isolamento

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.