Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Restaurantes voltam ao bufê na forma tradicional

Foto: Pixabay

Foto: Engin Akyurt/Pixabay

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul publica nesta segunda-feira, 28, decreto flexibilizando as regras para restaurantes. Os estabelecimentos serão liberados para oferecer o bufê no modelo tradicional, no qual o cliente se serve, a partir de terça-feira, 29. Entretanto, os proprietários deverão disponibilizar luvas descartáveis para que o público utilize antes de tocar nos utensílios, além de álcool gel. Também será mantida a exigência do distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

A flexibilização é um pedido dos empresários do ramo. Diante de um cenário mais controlado da Covid-19 no município, o prefeito Telmo Kirst se sensibilizou com a demanda. “Estamos melhorando nossos indicadores e, aos poucos, conforme os próprios especialistas já sugerem, precisamos flexibilizar mais regras”, comentou.

LEIA MAIS: Novo decreto possibilita atendimento de restaurantes à noite em Santa Cruz

No Estado, pela primeira vez em mais de três meses – desde que o governo criou a instância recursiva do modelo de distanciamento controlado –, nenhum pedido de reconsideração ao mapa preliminar foi encaminhado no domingo pelas prefeituras e associações de municípios para análise do Gabinete de Crise. Com isso, nesta segunda, o Gabinete deve apenas confirmar a classificação preliminar no mapa definitivo para o restante da semana. Também de forma inédita, na última sexta-feira todas as 21 regiões Covid do mapa de risco receberam a bandeira laranja.

Publicidade

LEIA MAIS: Nenhum município apresentou recurso ao mapa preliminar

Apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não adotaram o sistema de gestão compartilhada do modelo, que permite às associações de municípios e prefeituras definirem regras flexíveis para o distanciamento controlado. As regiões em laranja têm a possibilidade de adotar protocolos de bandeira amarela (risco baixo), basta que enviem planos próprios adaptados para análise da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. Até o momento, apenas as regiões referenciadas por Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo têm aprovados os protocolos de vermelho para laranja e também de laranja para amarelo.

Vale ressaltar que a aprovação do plano regional pela Secretaria de Articulação não aplica automaticamente as regras para os municípios integrantes, cabendo a cada Prefeitura, individualmente, alterar seu decreto e definir seus próprios protocolos com base no plano.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.