Primavera 12/10/2020 12h14

Quando a chuva volta à região? Saiba como fica o tempo durante a semana

Temperatura amena deve permanecer na cidade nos próximos dias, bem no clima da estação mais florida do ano

Outubro tem agradado aos apaixonados pela primavera neste ano: os dias amenos têm marcado o mês das crianças. Enquanto o ano passado teve o Dia das Crianças mais quente da história – com os termômetros beirando os 40 graus -, 2020 está mais tímido em relação ao calor: a máxima desta segunda-feira, 12, foi de 24,8 graus, no fim da manhã. Esse domingo foi um pouco mais quente, com o termômetro batendo nos 29 graus, mas ainda assim ameno para esta época do ano.

E o mesmo mês que quebrou recordes de chuva no ano passado, ao que tudo indica, não vai ser de grandes volumes de precipitação. Nos primeiros 12 dias de outubro, foram registrados apenas 37,3 milímetros de chuva e já são oito dias consecutivos sem registro de pancadas.

É muito improvável que se chegue ao acumulado de 405 milímetros de outubro do ano passado – mesmo estando previstos outros 80 milímetros de chuva para os próximos 10 dias, conforme a MetSul Meteorologia.

LEIA MAIS: Outubro foi o segundo mais chuvoso da história de Santa Cruz

Os dias que vêm pela frente devem manter o tempo ameno na região, com máximas em torno dos 25 graus e mínimas entre 13 e 15 graus. O tempo deve ficar seco no começo da semana, principalmente até quarta-feira. A chuva pode chegar a Santa Cruz, depois de quase 10 dias, na quinta-feira, com pancadas à tarde e noite, mas muito irregular e com baixos volumes.

A temperatura sobe mais depois disso, quando o sol volta a predominar e, no próximo domingo, o termômetro pode marcar 31 graus (ainda que seja cedo e a previsão possa mudar).  

Previsão para os próximos dias em Santa Cruz*:

Segunda-feira: mínima de 13 graus, máxima de 25 graus, tempo seco
Terça-feira: mínima de 13 graus, máxima de 24 graus, sol entre nuvens
Quarta-feira: mínima de 14 graus, máxima de 25 graus, dia ensolarado
Quinta-feira: mínima de 15 graus, máxima de 24 graus, chance de pancadas tarde
Sexta-feira: mínima de 13 graus, máxima de 26 graus, tempo nublado
Sábado: mínima de 16 graus, máxima de 29 graus, tempo ensolarado
Domingo: mínima de 17 graus, máxima de 31 graus, sol entre nuvens

*Dados obtidos no site do Climatempo às 12 horas desta segunda-feira, 12, para Santa Cruz do Sul. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

LEIA TAMBÉM: Por que dentro de casa é mais frio do que na rua?