Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Parques reabrem e fim de semana é marcado por intenso movimento

Foto: Rosibel Fagundes

Josiane Pedra e a irmã Vanessa Alves aproveitaram a tarde para fazer um piquenique

Após a autorização para abertura de espaços públicos e de áreas de lazer em Santa Cruz do Sul, parques registraram uma grande movimentação. Com o domingo de sol forte, o Parque da Gruta, que estava fechado desde o agravamento da pandemia, voltou a ser um ponto de visitação. Nas ruas centrais e praças, também houve movimento bem acima do registrado nos últimos meses.

Mesmo diante das restrições e limitações para evitar o contágio pelo novo coronavírus, cenas de aglomeração e desrespeito às regras de distanciamento social se multiplicaram. Além disso, muitas pessoas não faziam uso de máscara. Com os bancos, churrasqueiras, playground e academia isolados com fitas para impedir o uso, muita gente levou de casa sua cadeira – outros até improvisaram e levaram uma toalha para fazer piquenique.

LEIA MAIS: Parques da Oktoberfest e da Gruta reabrem para visitantes neste sábado

Publicidade

Foi o caso de Josiane Pedra, de 38 anos, moradora do Bairro Renascença. Ela levou a filha Manuela, de 1 ano, a irmã Vanessa Alves, de 36, e as sobrinhas Brenda, de 12, e Valentina, de 9, para fazer um piquenique no local. Com um pano estendido ao chão, a família se manteve distante dos outros frequentadores para aproveitar a tarde com segurança na Gruta. “Decidimos trazer as crianças para cá pela importância de estar em um ambiente ao ar livre. Estamos bem isoladas e mantendo o mínimo possível de contato das outras pessoas”, disse. Ela destacou a importância da reabertura das áreas públicas. “Achei muito bom e acredito que as restrições aos brinquedos e outros espaços se faz necessária por enquanto, pois o vírus está aí e quanto menos compartilharmos alguns objetos e equipamentos com os outros, melhor”, afirmou.

Pedroso foi até a Gruta para se exercitar

O policial militar Felipe Pedroso, 32 anos, que reside em Santa Cruz e trabalha em Porto Alegre, aproveitou a tarde para se exercitar. Adepto do espaço, disse que já estava com saudade de caminhar no parque. “Eu sempre vinha para cá. Parece que a paisagem deste lugar e o ar diferenciado nos dão mais ânimo para a prática de esportes. Eu estava há algum tempo sem correr e, quando vi que estava aberto, resolvi entrar”, esclareceu. Com o protocolo experimental em funcionamento das áreas de lazer, o Parque da Gruta funcionará diariamente das 7 às 17 horas.

LEIA MAIS: Região de Santa Cruz segue em bandeira laranja na próxima semana

Publicidade

Distanciamento e cautela são fundamentais
Em outros pontos de atividades ao ar livre, como o Parque da Oktoberfest, que também teve o acesso liberado para veículos e pedestres das 7 às 19 horas, apesar da movimentação intensa os usuários mantiveram os cuidados e evitaram aglomerações. No campo de futebol, ao lado do Ginásio Poliesportivo, a gerente de TI Carina Lemmer, de 44 anos, e o marido, o bancário Nelton Rodrigues Gomes, de 45, jogavam futebol com o filho Rafael, de 9 anos. Moradora do Bairro Arroio Grande, Carina destacou que a saída para a prática de exercícios, respeitando as regras, é essencial. “Nós precisamos sair e ter um espaço para se distrair. Claro, sempre com bom senso e respeitando as regras, optando por um lugar com poucas pessoas, onde exista realmente distanciamento e uso de máscara”, afirmou.

Carine e o marido Nelton saíram com o filho Rafael, mas mantiveram os cuidados | Foto: Rosibel Fagundes
Boff: oportunidade para voltar a treinar

No Municipal, alguns jogadores do Santa Cruz Chacais, equipe de futebol americano do município, aproveitaram para treinar. Após quase sete meses sem praticar o esporte, o empresário Pietro Boff, de 24 anos, disse que já estava na hora do Municipal ser liberado. “Retornar após a pausa em meio à pandemia do novo coronavírus é muito bom. Estávamos sem local para praticar o esporte e aos poucos vamos retomar. Já estava na hora, pois muitos dos outros esportes já haviam voltado”, afirmou.

Máscaras
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carina Inês Panke da Silva, disse que esteve pessoalmente nos parques e que, assim como a reportagem da Gazeta do Sul, flagrou pessoas sem proteção. “Muitos estavam sem máscara, no entanto havia membros da mesma família e coabitantes. A fiscalização acontece, sim, mas logo que os fiscais fazem a abordagem e solicitam que usem a máscara, é só virar as costas que eles tiram novamente. Falta consciência, pois estamos com um protocolo experimental de abertura destes espaços e todos devem colaborar”, esclareceu.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.