Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FATALIDADE

Proliferação de algas causa morte de peixes em açudes no Arroio Grande

Foto: Rafaelly Machado

A proliferação de algas nos açudes da propriedade do taxista Rui Soder, no Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, causou a morte de diversos peixes que ele mantinha para consumo próprio. O problema começou há cerca de 20 dias, no final de dezembro do ano passado, quando a água adquiriu um aspecto verde que cobria toda a superfície dos reservatórios. Com o passar dos dias, uma espécie de gosma apareceu e, posteriormente, os peixes começaram a morrer.

“Agora até que parece normal, ela começou a voltar a esse aspecto na semana passada. Mas, antes disso, você olhava para o verde das árvores e para a água e não tinha diferença, era totalmente verde”, conta Soder, que procurou a Gazeta do Sul na quinta-feira, 14, pois disse não saber mais a quem recorrer em busca de uma solução ou explicação. Ainda é possível ver na superfície os resíduos deixados pelas algas.


LEIA TAMBÉM: FOTOS: temporal destelha pelo menos 16 casas em Santa Cruz

Publicidade

A água dos açudes vem de uma vertente em um dos morros ao lado, que forma um riacho e corre por dentro da propriedade. Com a mortandade dos peixes, que ficaram boiando nos açudes, os urubus não tardaram a chegar para comer as carcaças, que ainda podem ser vistas em alguns pontos.

Produtor Rui Soder deparou-se com a mortandade de peixes em seus açudes e procurou a Gazeta do Sul em busca de explicação


Conforme o biólogo Andreas Köhler, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a causa da morte dos animais é a proliferação de algas. Ela acontece pela presença excessiva de nutrientes na água e é intensificada com as altas temperaturas dos últimos dias. O material produzido por essas algas (vivas e mortas) pode produzir toxinas, que causam a morte dos peixes.

Esse processo é conhecido como eutrofização. “Emergencialmente, o que se deve fazer é aerar os reservatórios com bomba de ar e, posteriormente, diminuir e acompanhar a quantidade de nutrientes na água”, explica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: em Alto Paredão, água sai suja das torneiras

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.