Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Região receberá 4,4 mil doses de vacina nesta terça-feira

Foto: Rafaelly Machado

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) vai receber 4.400 doses do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 com autorização para uso no Brasil. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira, 18, pela coordenadora Mariluci Reis.

Os 6 milhões de doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido no Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica Sinovac – foram distribuídos entre os estados brasileiros de maneira proporcional, de acordo com a população. O Rio Grande do Sul receberá 341,8 mil, que o governo distribui, também tendo dados demográficos como referência, às 18 coordenadorias regionais de saúde.

As vacinas devem chegar à capital Porto Alegre na noite desta segunda, onde as aplicações já terão início. A distribuição para o interior deve acontecer ao longo da terça-feira. Segundo Mariluci, a expectativa é entregar as doses aos municípios nesta terça à tarde.

Publicidade


LEIA MAIS: Ato na noite desta segunda-feira marca início da vacinação no Estado

A 13ª CRS abrange 13 municípios: Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Juntos, os municípios têm cerca de 353 mil habitantes. Nesta primeira fase, receberão a vacina profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à doença, idosos em instituições de longa permanência e funcionários destas instituições e indígenas.

Em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que aguarda orientações do Estado para dar início à imunização. O Município ainda não recebeu informações sobre quantas doses terá disponíveis, deste primeiro lote. Mas a secretária Daniela Dumke disse que a administração está preparada e com toda a logística organizada para armazenar e distribuir o material.

Publicidade

De acordo com Daniela, entre os profissionais da saúde, terão prioridade os trabalhadores de UTIs, plantões, Samu, entre outros.“É importante que fique bem claro que a ordem de prioridade é uma definição do Ministério da Saúde. Não é o Município que define quem vai receber a vacina primeiro, essas são determinações que servem para o país inteiro e que precisamos observar rigorosamente”, explicou.


A Secretaria Municipal da Saúde acrescenta que, nesta primeira etapa, não haverá deslocamento da população aos postos e outras unidades de saúde. Isso só deve acontecer no final de fevereiro ou início de março, quando a campanha passará a abranger outros públicos.

A secretária Daniela chamou a atenção para o fato de que a administração da vacina não muda em nada os cuidados que as pessoas precisarão ter com a prevenção. “Não é tomar a vacina e achar que está imune, leva tempo para a produção de anticorpos. Além do mais, a pandemia não terá acabado, ela vai ficar mais leve, aqueles casos graves de UTI vão reduzir, mas é imprescindível que continuemos a nos cuidar”, ressaltou.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.