Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Em Herveiras e Vale do Sol, há racionamento de água

Caminhão-pipa chega a transportar 30 mil litros de água para Linha Plums todos os dias | Foto: Clécio da Silva/Divulgação/GS

Além dos problemas na agricultura, a estiagem provoca desabastecimento em diversos municípios. A situação mais grave ocorre em Herveiras e Vale do Sol. Os dois municípios já fazem racionamento de água para consumo humano. Em Herveiras, a medida, que teve início em novembro, atinge todos os moradores da área central, como explica o responsável pela Defesa Civil no município, Clécio da Silva.

LEIA MAIS: Herveiras adota racionamento de água e mantém alerta

Segundo ele, o abastecimento é escalonado: enquanto uma parte da cidade recebe água das 8 horas às 11 horas, outra é das 11 horas às 21 horas. Já das 14h30 às 21 horas, é outra região. Após esse horário, o fornecimento é suspenso e retomado somente no dia seguinte.


Em Linha Erval São João, Linha Plums e Linha Cristina são em horários alternados. Para as famílias do interior, um caminhão-pipa da Prefeitura transporta diariamente 30 mil litros de água para o reservatório em Linha Plums. A expectativa é de que se a chuva persistir por mais dois ou três dias, o racionamento seja suspenso. “Em dois dias alcançamos 68 milímetros. Se chover mais 100 nesta semana, já podemos ter uma condição melhor para suspender a medida”, destaca Clécio da Silva.

Publicidade

LEIA MAIS: Vale do Sol inicia racionamento de água nesta sexta

Em Vale do Sol, o racionamento ocorre de forma intercalada, das 19 horas às 6 horas ou do meio-dia às 19 horas, no Centro e na localidade de Faxinal de Dentro.

Por dia, a Secretaria de Obras entrega em torno de 170 mil litros de água potável a famílias residentes nas localidades de Faxinal de Dentro, Alto Formosa e Linha 24 de Fevereiro. O transporte é feito em dois caminhões. Desde o início do mês, a repartição já recebeu 32 pedidos de aguadas e serviços de limpeza em açudes. Desses, 26 já foram realizados.

Publicidade

Outros municípios

Sinimbu
Todas as localidades tiveram problemas com o abastecimento. Diariamente, dois caminhões-pipa com capacidade de 4,5 mil litros cada e uma caminhonete transportam água para moradores de Pinhal Santo Antônio, Linha Cinco, Paredão, Linha São João e Cerro do Baú. Já os pedidos de aguadas, localização de vertentes e limpeza de açudes chegam todos os dias.

LEIA MAIS: Seca leva prefeitura de Sinimbu a decretar situação de emergência

Passo do Sobrado
Os problemas de abastecimento afetam 57 famílias das localidades de Rincão do Sobrado, Passo da Mangueira, Cerro da Boa Esperança, Rincão dos Haas, Potreiro Grande, Taquari Mirim, Rincão de Nossa Senhora e Capela dos Cunha. O transporte é feito com o caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários do município. Com perdas significativas em diversas culturas, no último dia 22 o Município decretou situação de emergência.

Vera Cruz
Desde novembro, a Prefeitura, com o auxílio do caminhão do Corpo de Bombeiros, já realizou a entrega de 168 mil litros de água a famílias de localidades como Alto Ferraz e Linha Sítio.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura de Vera Cruz decreta situação de emergência

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.