Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Transporte público

Câmara de Santa Cruz aprova ampliação da idade máxima dos ônibus urbanos

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Após a prefeita Helena Hermany (PP) decretar, no início de fevereiro, o congelamento por três meses da tarifa do transporte coletivo urbano, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz aprovou na noite desta segunda-feira, 22, um projeto de lei que aumenta a idade máxima da frota. Trata-se da primeira medida adotada pelo governo para tentar conter a escalada do preço da passagem, que desde fevereiro do ano passado está em R$ 4,45.

O projeto prevê que os ônibus em circulação no município não poderão ter mais de 15 anos de fabricação. Atualmente, de acordo com a  esse limite é de 12 anos. A intenção é reduzir o custo da operação do serviço para aliviar a pressão sobre a tarifa.

LEIA TAMBÉM: Negociações sobre preço da passagem de ônibus seguem na próxima semana

Publicidade

A aprovação se deu quase por unanimidade. Único a votar contra, o vereador Serginho Moraes (PTB) alegou que permitir a circulação de ônibus com mais idade seria um “retrocesso” e que isso pode comprometer a segurança dos passageiros. Serginho defendeu ainda que sejam revistas as políticas de isenções e meias passagens para reduzir o preço. “Se é para fazer caridade, vamos fazer para todos”, disse.

Líder de governo, Henrique Hermany (PP) admitiu que a ampliação da idade máxima da frota pode trazer “algum prejuízo” mas alegou que se trata de uma providência “necessária para manter o preço da passagem”. “É um indicador importante para tentarmos pelo menos manter a tarifa no valor atual”, argumentou. Henrique afirmou ainda que o patamar de 15 anos já é utilizado em outros municípios e que o governo estadual recolhe IPVA sobre veículos com até 20 anos. A batalha contra o novo coronavírus está em um momento crucial. É fundamental que todos cuidem de si e dos outros, mantendo o distanciamento social e utilizando sempre a máscara. Conto com a união e parceria de todos para vencermos esta pandemia.

LEIA TAMBÉM: Valor da passagem de ônibus em Santa Cruz será pauta de mais audiências

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.