Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tira-dúvidas

Afinal, qual é a diferença entre lockdown e bandeira preta?

Foto: Lula Helfer

Este seria o terceiro fim de semana de lockdown em Santa Cruz do Sul, mas prefeita decidiu não adotar o confinamento

Desde que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou que seria decretado lockdown no município, ainda na quinta-feira, são muitas as dúvidas que pairam sobre os santa-cruzenses. As perguntas aumentaram ainda mais considerando que o Governo do Estado determinou a classificação de todo o Rio Grande do Sul em bandeira preta no modelo de distanciamento controlado. Mas, afinal, o que significam e quais são as diferenças entre lockdown e bandeira preta?

Lockdown é um termo em inglês que significa confinamento. A principal diferença entre as regras da bandeira preta e as do sistema de lockdown é que, no caso do confinamento, além das demais restrições para o funcionamento de estabelecimentos, há restrição de circulação de pessoas.

LEIA TAMBÉM: Confira o que determina o novo decreto de Santa Cruz para o lockdown deste fim de semana

Publicidade

Durante este fim de semana, em Santa Cruz e outros municípios que aderiram à medida, a população só pode sair de casa para situações essenciais, como idas ao supermercado ou à farmácia, abastecer o carro, buscar atendimento médico e se deslocar para o trabalho (no caso de trabalhadores que atuem em atividades autorizadas durante o lockdown).

Pessoas que estiverem em espaços públicos durante o período de lockdown podem ser abordadas pelos órgãos de segurança e serão orientadas a retornar para casa. O uso de máscara segue obrigatório em todos os locais públicos, abertos ou fechados, mas, mesmo de máscara, as pessoas não podem circular pela cidade a menos que estejam em busca de serviços essenciais.

LEIA TAMBÉM: Primeira noite de lockdown em Santa Cruz tem festa clandestina e pessoas na rua

Publicidade

O lockdown de Santa Cruz do Sul vigora desde às 20 horas dessa sexta-feira, 26, e segue em vigor até as 5 horas de segunda-feira, 1º. Neste período, portanto, estará proibida a circulação de pessoas que não estejam utilizando serviços essenciais.

A partir de segunda-feira, com o fim do lockdown, os moradores atenderão às regras de bandeira preta, vigentes em todo o Rio Grande do Sul, desde este sábado, 27, até o próximo domingo, dia 7 de março. Neste caso, não é restrita a circulação de pessoas, apesar da orientação de permanência em casa, daqueles que podem, para não aumentar o risco de contágio pelo coronavírus. As atividades comerciais e de outros serviços seguem alteradas pela bandeira.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.