Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

VÍDEO: sem leitos disponíveis, direção do São Sebastião Mártir faz apelo à comunidade

Foto: Reprodução/Facebook

Foto das internações em fevereiro de 2021, no Hospital São Sebastião Mártir

Em vídeo publicado nas redes sociais na noite dessa sexta-feira, 26, a direção do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, fez um apelo à comunidade. Por causa do aumento nos casos de Covid-19 e com todos os 23 leitos ocupados, o pedido é que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento social e, fiquem em casa, por pelo menos os próximos 15 dias.

O diretor técnico do local, Guilherme Fürst lembrou que em nenhum momento a casa de saúde se dirigiu, diretamente, à comunidade pedindo ajuda. “Quero que nos escutem e entendam a importância do que estamos falando.”

LEIA MAIS: Venâncio Aires busca implantação da terceira UTI

No vídeo, o médico explica que nos últimos dias têm ocorrido uma sobrecarga de internações e pacientes procurando emergência com casos graves de coronavírus. “A maioria é de pacientes jovens, sem comorbidades. Isso mostra a modificação no padrão de comportamento do vírus, desde o início da pandemia, por isso a gravidade da situação. Não sabemos mais quem está doente, pode ser uma pessoa que pareça saudável.”

Publicidade

Ele enfatiza que na última segunda, 22, o HSSM fechou a emergência e transformou leitos em internação para Covid. Já na terça, 23, à noite, transformou a emergência numa semi UTI para pacientes graves de coronavírus e outras doenças. Na quarta, 24, foi feita a medida considerada mais drástica. “Conduzimos os pacientes ao bloco cirúrgico e lá montamos uma UTI e utilizamos, basicamente, todos os nossos recursos capazes de atendimento.”

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: prefeito de Venâncio Aires decreta lockdown a partir da noite desta sexta-feira

Número de leitos
Fürst diz que historicamente o HSSM sempre teve dez leitos de UTI, que sempre comportaram toda a população. Hoje, em meio à pandemia, são 23 leitos. “Não temos mais capacidade de expansão. Nossa estrutura terminou e há um limite de pessoas. Mesmo que quiséssemos colocar cem pacientes, não teríamos profissionais e máquinas para atender. Por isso pedimos que nos ajudem a aliviar o sistema de saúde, diminuir a entrada de doentes no sistema. Qualquer doente grave, hoje, que venha precisar de atendimento, terá esse atendimento disputado talvez por outras pessoas.”

Publicidade

Para ajudar, ele pede que a comunidade, durante 15 dias, evite contatos próximos e saia de casa para o trabalho utilizando máscara por todo o tempo, álcool gel e mantendo o distanciamento de dois metros. “Não se visitem, por favor. Não visitem pais, amigos, não façam jantas, churrascos, qualquer doente vai continuar sobrecarregando o sistema de saúde que já está no limite. Precisamos desses 15 dias de colaboração de todos, para daí voltarmos a atender quem vai ficar doente, precisamos atender hoje os que já estão.”

LEIA MAIS: Hospital São Sebastião Mártir restringe Pronto Atendimento

“Não damos mais conta”
Para o administrador do HSSM, Fernando Siqueira o local tem tido uma capacidade de inovação e adaptação. “Mas tudo tem um limite, não damos mais conta. É o pico da pandemia, esgotamento da estrutura física e tecnológica, esgotamento físico e mental dos funcionários que acabam tendo que dobrar plantões, trabalham em outros locais. O cuidado com um paciente com Covid requer uma atenção maior e uma incerteza, pois é uma doença nova.”

Publicidade

Já o presidente do hospital, Luciano Spies diz que a casa de saúde e o poder público estão fazendo a sua parte. “Quero deixar aqui o meu agradecimento pela dedicação dos funcionários, corpo clínico, que estão fazendo o que é possível. Os profissionais estão no limite e pedimos que o cidadão faça a sua parte: fique o máximo possível em casa.”

LEIA MAIS: Hospital São Sebastião Mártir suspende visitas

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.