Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

‘UTIs estão lotadas como se fosse guerra’, diz coordenadora de Saúde

Foto: Reprodução/Facebook

Foto das internações em fevereiro de 2021, no Hospital São Sebastião Mártir

Ao avaliar o atual contexto da região no enfrentamento da pandemia, a responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Mariluci Reis, fez um desabafo em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Segundo ela, apesar dos esforços dos governos, instituições e equipes de saúde para ampliar a capacidade de atendimento, a situação continua se agravando, e a população parece não ter consciência da gravidade e da necessidade de colaborar respeitando as medidas de distanciamento social, higiene e uso de máscara.

“As pessoas não estão tendo a visão de que a UTI está lotada, como se fosse o recolhimento de pacientes em guerra. As consultas e cirurgias eletivas foram canceladas não só pelas aglomerações. Foi para usar o espaço para criar novos leitos”, afirma Mariluci. Segundo ela, a lotação nos boletins informativos aparece acima de 100% em função de os leitos cadastrados estarem todos ocupados, mas os hospitais acabam internando pacientes em outros espaços, que foram abertos para suprir a crescente demanda.

LEIA TAMBÉM: Saúde diz que Ginásio Poliesportivo não possui estrutura de hospital

Publicidade

Em relação à criação de novos leitos, possibilidade que tem motivado questionamentos frequentes da população, a responsável pela 13ª CRS explica que é uma questão complexa e demanda tempo. “Não é tão fácil como criar uma nova sala de televisão na casa da gente. Para se criar mais leitos, precisamos ter equipamentos, respiradores, monitores, camas adequadas e profissionais para trabalhar. Precisamos ter uma rede de oxigênio dentro dos hospitais, e hoje todos os pontos estão ocupados. Não é do dia para a noite”, enfatiza.

Além disso, chama atenção o aumento excessivo na utilização de insumos necessários para tratar os pacientes internados e também o esgotamento dos profissionais de linha de frente. “Olhar para uma UTI hoje é ver um cenário de guerra. Os profissionais estão cansados. Quando o hospital consegue montar uma equipe, aparece um médico ou um enfermeiro contaminado e não tem como substituir”, diz Mariluci. Ela pondera que expandir o número de leitos exige atenção a diversos detalhes, e que o processo não pode ocorrer de forma irresponsável.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: sem leitos disponíveis, direção do São Sebastião Mártir faz apelo à comunidade

Publicidade

Ainda que diversas instituições já estejam destacando leitos de UTI convencional para ampliar o atendimento à Covid-19, a coordenadora da 13ª CRS relembra que a população continua necessitando de internações também por outros motivos. “Os infartos, os AVCs e os acidentes de trânsito continuam ocorrendo. Precisamos ter uma reserva para essas situações”, salienta. Ainda segundo Mariluci Reis, o número de óbitos decorrentes de outras doenças tende a aumentar por causa do esgotamento geral da capacidade da rede hospitalar.

LEIA TAMBÉM: Situação dos leitos de UTI continua crítica no Vale do Rio Pardo

Reflexo do carnaval
Outro questionamento recorrente diz respeito ao tempo necessário para se verificar melhora na situação dos hospitais, considerando a bandeira preta que já vigora no Estado desde 27 de fevereiro e o lockdown adotado por vários municípios no último fim de semana. “O que temos agora é reflexo do Carnaval. Foi uma irresponsabilidade, não usamos máscara e não fizemos o que tinha de ser feito na época, e agora estamos pagando por isso”, destaca Mariluci. Segundo ela, assim como as consequências das aglomerações vistas no feriadão demoraram de dez a 15 dias para aparecer, o mesmo tempo é necessário para verificar os efeitos das medidas restritivas adotadas na última semana.

Publicidade

O pedido da coordenadora é para que a população, além de colaborar com os protocolos, auxilie o poder público a fiscalizar. “Vamos batalhar para cada um ser um fiscal da saúde, porque é impossível ter um fiscal na frente de cada casa. Nós temos que ajudar, nós, enquanto população, somos responsáveis pela nossa saúde. Precisamos ter a empatia e a humanidade de, neste momento, zelar pela saúde da nossa família, dos nossos amigos e vizinhos.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.