Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HOMENAGEM

VÍDEO E FOTOS: ex-combatente da Segunda Guerra completa 100 anos

Foto: Rafaelly Machado

Em cerimônia marcada por muita emoção, Vedoy recebeu homenagens do 7o BIB ao lado da família, em Lajeado, nessa sexta-feira

José Maria Vedoy da Silva completa 100 anos neste domingo, 28. Ele é o único ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial que ainda está vivo na região. O pracinha serviu à Pátria na Itália, entre julho de 1944 e agosto de 1945. Integrou a infantaria da força aliada na famosa batalha de Monte Castelo.

Para homenageá-lo, uma comitiva formada por cinco oficiais e banda se deslocou do 7º Batalhão de Infantaria Blindado na manhã dessa sexta-feira até a residência de José Maria, no Bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, visita que a Gazeta do Sul acompanhou. A vizinhança registrou, por meio dos celulares, a chegada dos militares ao local. Todos fizeram deferência ao herói nacional.


LEIA TAMBÉM: Aos 99 anos, último pracinha da região relembra combates na Itália

Publicidade

O comandante do 7º BIB, coronel Fernando Barcellos da Rosa, foi recepcionado pelo filho Darci Vedoy e pela esposa Isolete Vedoy. Também estavam presentes o neto Cleimar Vedoy e a esposa Daniela Ermel. Eles deram uma bisneta a José Maria há dez meses, a pequena Heloísa Vedoy. Amigos compareceram, como o capitão da reserva Antônio Rodrigues de Oliveira e o capitão reformado Lúcio Flávio Pereira Adriano, que o visitam com certa frequência.


Além das músicas executadas pela banda, seu Dedé, como é conhecido, recebeu um bolo de aniversário, uma caixa de cuca e um cartão para marcar a data. José Maria gostaria de comemorar o centenário na comunidade de Passo das Pedras Brancas, em Boqueirão do Leão, sua terra natal. Porém, com a pandemia, a festividade precisou ser adiada.

Para o comandante Barcellos, a presença do 7º BIB na residência do último pracinha vinculado ao batalhão foi motivo de alegria e satisfação. “Tínhamos de estar presentes, mesmo para uma pequena homenagem. Foi um combatente, esteve em todos os principais combates da Segunda Guerra. Por isso, é um exemplo para as novas gerações”, comentou. José Maria não se deslocou até o 7º BIB para a prova de vida anual somente em 2020 e 2021, por causa da pandemia.

Publicidade

O pracinha serviu à Pátria na Itália, entre julho de 1944 e agosto de 1945 | Foto: Rafaelly Machado

Vacina contra Covid trouxe mais tranquilidade

Vacinado contra a Covid, o veterano superou mais uma batalha. De acordo com o filho Darci, o pai é um exemplo. “Ele já está com dificuldades para falar e ouvir. Mas fica sempre muito emocionado com as homenagens que recebe. Somos muito gratos pela história que ele construiu”, afirmou.

Em 2018, Vedoy havia recebido a Medalha da Vitória. Já em 1965, o reconhecimento foi a Medalha da Campanha. José Maria casou-se com Erna Berghahn da Silva, falecida há 33 anos. Com ela teve nove filhos, 26 netos e 25 bisnetos. Ele ainda teve outras duas companheiras posteriormente.

Familiares reuniram-se para prestigiar essa ocasião tão especial | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Veja quem foram os pracinhas de Santa Cruz na 2ª Guerra

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.