Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DADOS

Registros de mortes voltam a superar nascimentos em Santa Cruz em abril

Foto: Alencar da Rosa

Pelo segundo mês consecutivo em 2021, o número de óbitos por todas as causas supera o de nascimentos em Santa Cruz do Sul. Em abril foram 157 mortes para 135 nascimentos. A mesma cifra negativa se repete no Estado, com 11.566 mortes e 10.964 nascimentos.

No mesmo mês de 2020, a relação era inversa no município, com 159 nascimentos e 80 óbitos. No Rio Grande do Sul, em abril de 2020 foram 12.099 nascimentos e 6.720 mortes. Os dados estão disponíveis para consulta no portal da transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen).

LEIA MAIS: Santa Cruz confirma mais um óbito por Covid-19

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9 nesta quarta-feira, 5, o presidente da Arpen-RS, Sidnei Hofer Birmann, avaliou que é inevitável relacionar o incremento no número geral de óbitos com as vítimas da Covid-19. “Se nós pegarmos pelo número de óbitos nós temos um percentual bem elevado de óbitos ocorridos em razão de Covid. Então isso, fatalmente, interfere nestes dados do número de óbitos. Mas também notamos essa pequena diminuição no número de nascimentos. É pequena a diferença mas também impacta nos números”.

Birmann ressalta que, embora os números de registros tenham ficado mais próximos com o passar dos anos, a ocorrência de mais óbitos do que nascimentos é muito incomum. “Se pegarmos os dados do período em que não tínhamos a Covid, nós notávamos que os números mais ou menos se equiparavam, mas sempre o número de nascimentos era superior ao de óbitos. Não me recordo de outro período em que tivéssemos tido número superior de óbitos em relação a nascimentos.”

LEIA MAIS: Recuperados da Covid-19 devem ter atenção com as sequelas da doença

Publicidade

“Acredito que com a vacinação, com a retomada do trabalho, dos empregos, as coisas possam voltar ao normal, ao que nós tínhamos antes, que era um número superior de nascimentos em relação aos óbitos”, acrescentou o presidente da Arpen-RS.

Em março de 2021, Santa Cruz do Sul registrou 201 óbitos e 147 nascimentos. Em fevereiro, tinham sido 131 nascimentos e 102 mortes. No Estado foram 15.945 mortes e 12.040 nascimentos.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.