Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Direto da Redação

Ágatha quer lutar karatê

No auge dos seus 8 anos, nossa filha Isadora anda às voltas com um dilema existencial. A Isa é louca por animais, principalmente cães. Gosta tanto dos bichinhos que chegamos a sugerir, eu e a Patrícia, que ela atuasse, no futuro, em uma ONG dedicada a proteger os animais.

Porém, a Isa não quer. Afinal, a atividade da ONG pressupõe o acolhimento dos cãezinhos para posterior doação a tutores responsáveis. “Mas não vou conseguir fazer as doações”, argumenta ela. “Vou querer ficar com os bichos todos para mim.”

Tanta paixão por animais poderia levá-la para o caminho da Veterinária, entretanto, isso esbarra no mesmo problema da atividade na ONG. “Eu não conseguiria devolver os bichinhos a seus donos após o tratamento”, diz Isadora.

Publicidade

  •  

Histórias curiosas como essa são parte do bônus que, como pais, ganhamos quando conseguimos dar atenção a nossos filhos. E que me levam a ter cada vez mais convicção de que o maior ônus do estilo de vida contemporâneo é, justamente, a falta de tempo para eles. Em meio a tanto corre-corre, sobram poucas horas (ou seriam minutos?) diárias para os pequenos e, quando nos damos conta, eles já nem são mais tão pequenos assim.

Por si só, é triste perceber que os filhos cresceram à revelia de nossa atenção. Mas as consequências desse fenômeno são bem mais graves. Aposto que muitas tragédias familiares e sociais poderiam ser evitadas com doses – nem tão homeopáticas – de diálogo entre pais e filhos.

Pensou na drogadição como uma dessas tragédias? Acertou. O mais eficiente remédio contra esse câncer social não são as ofensivas policiais, tampouco a construção de mais presídios. É a prevenção, que emerge das relações saudáveis e dialogais entre pais e filhos.

Publicidade

  •  

Sim, eu sei. Manter uma rotina de boas conversas com os filhos não é nada fácil, principalmente na já citada rotina que levamos nestes tempos modernos. É um esforço de logística, de organização, de paciência e de concentração. Descobri dias atrás que, apesar das minhas convicções, não sou lá um grande exemplo em reunir esses quesitos.

Foi ao ser interpelado por nossa caçula, Ágatha, de 4 anos . “Pai”, chamou ela. “Vamos treinar karatê?”. Acontece que eu estava distraído, pensando em…  não lembro ao certo se era em trabalho, em aulas a lecionar, em algum seriado da Netflix ou mesmo em um tema para esta coluna. Mas estava com a cabeça longe e, sem ter dado atenção à pergunta, confirmei no automático: “Aham”.

Nisto veio o tradicional grito – “aiiiiaaaaa” – seguido pelo que seria um golpe de karatê, no caso, um forte chute desferido por Ágatha San na minha canela. Doeu. Mas também serviu de alerta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.