Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estação Amanhã

Selfie made man

Houve um tempo, nem tão distante, em que era motivo de orgulho alcançar sucesso, não importa em qual área, por suas próprias forças, pela persistência. A denominação self made man, ou self made woman, buscava resumir, no mundo todo, o valor e a importância que se atribuía a uma biografia em que o indivíduo, homem ou mulher, chegava a posição de destaque tendo vencido com determinação – por vezes contando com alguma dose de sorte ou, como se diz, tendo estado no lugar certo na hora certa. 

A expressão, aliás, é atribuída a Benjamin Franklin, grande defensor do empreendedorismo. Acabou contaminada por laivos capitalistas, ainda que possa, sim, ser adotada na vida pessoal de cada um. Segue na linha da reflexão de que o trabalho ou o empenho individual dignificam as conquistas, materiais ou intelectuais.

Hoje, salvo engano, parece haver cada vez menos disposição – ainda menos paciência – para trilhar longas jornadas até a realização. O relógio ainda é o mesmo, e passa no mesmo ritmo. Nós é que passamos a correr mais rápido, para não dizer que em atropelo. E num mundo apressado, que quer e prefere tudo para agora, parecem já não caber metas que devam ser cumpridas a passo lento.
 
Bem, até recentemente as próprias informações não estavam disponíveis de forma tão instantânea. Ter acesso a determinado conteúdo implicava em leitura, pesquisa, persistência, em frequentar bibliotecas e arquivos. O que antes se ficava sabendo e o que precisava ser assimilado em meses ou anos de repente é sobreposto em sites e páginas de busca. Tudo está dado, tudo está disponível (aparentemente). Teria restado muito pouco a fazer?

Publicidade

Claro que isso é ilusório, e a vida prova que certas coisas só se aprende mesmo com o tempo enquanto passa. Talvez hoje inclusive se necessite de ainda mais energia e disposição para separar o joio do trigo, para não acumular supérfluo em lugar do que de fato alimenta. Há metas que ainda e sempre seguem sendo individuais, intransferíveis.

Neste 2017 que se inicia, talvez fosse de alguma valia rever o conceito do self made man. Para jovens e nem tão jovens assim, sempre há algo a buscar, alcançar. E que bom que isso possa ser feito perseguindo acima de tudo a dignificação de cada conquista. 

No lugar do self made man, aquele ser que se construía por seu esforço, fica a nítida impressão de que agora temos o selfie made man. Já não é o que realiza coisas. É o que apenas passeia pelo que outros legaram (obras e feitos artísticos, arquitetônicos, culturais), e se contenta em, ali, tirar uma foto, uma selfie. É o que constrói seu enredo com imagens e registros em cima do legado do passado, e o armazena em páginas de Facebook, Instagram e mídias sociais. Como tudo é fugaz, inclusive essas imagens amanhã terão esgotado seu interesse, e serão substituídas por novas selfies.

Publicidade

É óbvio que os tempos são outros, e com eles mudam valores e ritmos. Mas alguma coisa sempre tende a ficar, como legado para os que virão. O que ficará desses dias?

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.