Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONVERSA SENTADA

Papos com minha netinha 2

“Vô, tu votou no vô brabo de cabelo amarelo ou no vô bonito de cabelinho branco?”
Respondi que só podem votar os que moram no império chamado USA. Lá tudo é diferente.
“E por que essa briga, vô?”
“Porque quem ganhou vai ser quase o rei da Terra.”
Convidei então minha perguntadora a ficar quietinha e deixar eu de novo explicar.

Nosso planeta é um milagre quase incompreensível. Por mais que procuremos nos confins do Universo, ainda não achamos vida tal como a conhecemos na Terra.

A natureza foi evoluindo, surgindo todas as formas de vida durante milhões e milhões de anos.

Publicidade

Até que apareceu um mamífero que não tinha o aparato bélico de outros animais. Pior, ele tinha pela frente os enormes homens de Neanderthal. Diz a história que os Sapiens cruzaram com as fêmeas de seus primos, mas, ao fim e ao cabo, os exterminaram. Os Sapiens eram mais fracos que quase todos os outros mamíferos. Não sabiam correr, nem subir em árvores altas, nem lutar contra os leões. Sentiam frio. As crias custavam a ficar adultas. Um canídeo leva três meses para se desmamar. Um bebê sapiens precisa de ao menos um ano para engatinhar.

Inobstante isso, o criador colocou uma inteligência diferenciada nos demais seres vivos. Os animais de qualquer espécie nascem com uma memória. Ninguém precisa ajudar uma novilha a parir. Ela sabe o que fazer. Não precisa da parteira ou do médico. 

Começou a faltar comida dada uma multiplicação da população humana em escala geométrica. Optaram pela agricultura, mas as áreas nunca eram suficientes; havia que enxotar os demais humanos e os escravizar ou exterminar.

Publicidade

“Dá um exemplo, vô!”

Roma foi, durante uma época, a dona do então conhecido mundo. Todavia, com o tempo os “bárbaros” suplantaram os romanos e os impérios foram se sucedendo.

Hoje temos um império que pode apagar a luz de qualquer país, quando quiser. Essa potência se deu ao luxo de tomar territórios de seus vizinhos e até de ilhas distantes. Inclusive tem à disposição um presídio extranacional que é Guantanamo. “

Publicidade

Bah, vô, tu tá contra os Estados Unidos?”
“Não, querida, estou a favor do Brasil, onde moramos.”

Olha só: o presidente brabo não deu a mínima para nosso presidente. Facilitou o passaporte até para os uruguaios, mas teu avô, para ter o visto, tem que dar um monte de informações. Só quando eu tiver 80 anos não precisarei de visto…

“ Bah,vô…”
“Tá guria, fica fria, o Brasil ainda é o melhor lugar para se progredir. Mas o vô bonito não vai dar mole para o Brasil. Podes crer.”

Publicidade

(Estranhei o silêncio estridente quando da posse do novo ministro do STF.)

LEIA OUTRAS COLUNAS DE RUY GESSINGER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.