Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Operação

Aos 64 anos, homem se submete ao primeiro transplante de pênis nos EUA

A partir desta segunda-feira, 16, a vida de Thomas Manning deve mudar. Manning, aos 64 anos, se submeteu ao primeiro transplante de pênis nos Estados Unidos. No mundo, essa é a terceira vez que o procedimento médico ocorre. Ele havia perdido a maior parte de seu órgão devido a um câncer. A operação, realizada no início deste mês, durou 15 horas, no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.

Em um comunicado, o hospital declarou que o paciente está se recuperando bem. “O paciente, Thomas Manning, de 64 anos, de Halifax, Massachusetts, continua se recuperando bem, depois que foi estabelecida a circulação sanguínea no órgão doado e sem sinais de sangramento, rejeição ou infecção.” Os médicos estão otimistas com a possibilidade de que Thomas possa recuperar as funções que perdeu no ano de 2012. “Enquanto o paciente ainda transita pela primeira fase de seu processo pós-operatório de recuperação, seus médicos dizem estar prudentemente otimistas a respeito de que possa recuperar as funções que perdeu em 2012.”

A equipe médica do hospital estiveram trabalhando no procedimento por mais de três anos. Com o objetivo de aperfeiçoar a operação – para, posteriormente, oferecer a um grupo de candidatos – foram feitas práticas com cadáveres. De acordo com o Correio do Povo, entre homens que pedem pelo transplante, estão soldados que sofreram danos ou perdas genitais em zonas de guerra.

Publicidade

Doação

O doador tinha o mesmo tipo sanguíneo e tom de pele de Manning. Falecido, sua família preferiu que não tivesse a sua identidade divulgada. Mesmo assim, Thomas agradeceu ao doador e decidiu tornar a sua história pública para encorajar e combater a vergonha e a dor associada a perda do pênis. Em um comunicado, Manning declarou que espera marcar o início de um futuro brilhante. “Ao compartilhar este êxito com todos vocês, tenho a esperança de que possa marcar o início de um futuro brilhante para este tipo de transplante.”

Câncer

Publicidade

Manning declarou ao The New York Times que seu câncer foi descoberto em 2012. Era um tipo pouco comum. Após a retirada do tumor, restaram apenas 2,5 centímetros de comprimento de seu órgão. Quando foi diagnosticado, Manning estava solteiro. Ele precisava se sentar para urinar e passou a sentir receio de ter relações íntimas. “Não queria me aproximar de ninguém,” contou. “Não podia ter relações com ninguém. Você não pode dizer a uma mulher: ‘Tenho um pênis amputado’”.

Outros transplantes

Em 2006, ocorreu o primeiro transplante de pênis na China. Posteriormente, foi necessário retirar o órgão devido a “um forte problema psicológico do receptor e de sua esposa”, de acordo com os médicos. Já a primeira cirurgia bem-sucedida foi anunciada no ano passado na África do Sul. O órgão doado foi enxertado em um homem de 21 anos que perdeu seu pênis em uma circuncisão mal feita.  

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.