Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coletivo

Equipe ligada no cinema de qualidade em Santa Cruz do Sul

Eles são jovens, não se intimidam com novos desafios e sabem bem aproveitar o sentido da palavra “oportunidade”. Diego Tafarel, 28, Lucas Ferreira, 24, e Alessandro Montelli, 27, resolveram largar seus cartões-ponto para investir no negócio próprio. Mais do que a liberdade para conduzir as atividades do dia a dia da forma como acreditam, os santa-cruzenses aprenderam que trabalho benfeito é trabalho em equipe. 

Nesse ritmo, eles estão à frente da Pé de Coelho Filmes, produtora que, ao dar os primeiros passos com seus quase três anos, já acumula nada menos do que 250 trabalhos. São produções publicitárias, vídeos institucionais, videoclipes e curta-metragens elaborados sob a perspectiva da desconstrução. Para isso, buscam referências e, a partir do que já foi feito, procuram escolher outro caminho que se aproxime da originalidade. “Como ainda não temos condições de trabalhar com muita verba, pesquisamos bastante sobre o que está rolando mundo afora. A partir de então, adaptamos esses exemplos para a nossa realidade”, explica o sócio e acadêmico de Fotografia Lucas Ferreira.

Publicidade

Com sede no Bairro Arroio Grande, a produtora almeja expandir os trabalhos em Santa Cruz do Sul e região. Segundo o roteirista e acadêmico de Produção em Mídia Audiovisual Diego Tafarel, tal objetivo vem sendo alcançado ao longo dos últimos meses. “Desde a criação da Pé de Coelho, só temos a agradecer. Boa parte dos clientes é que nos procuraram. Para quem está começando, tudo isso é muito bom.” 

Como empreendedores “ligados na cena”, acreditam, o trabalho está só começando. Agora, o próximo passo é investir na área de vendas e atendimento. Tudo para ampliar as produções e qualificar o primeiro contato com a empresa. 

De cinema

Publicidade

Nada faz brilhar mais os olhos dessa gurizada do que a palavra “cinema”. Aliás, gostam de deixar bem claro: “Se um dia tivermos condições de fazer só cinema, vamos viver do cinema. É o trabalho que mais motiva e nos dá orgulho”, diz Tafarel. E o reflexo desse trabalho que, não há dúvidas, é feito com muita paixão, já se apresenta. Isso porque o curta-metragem O Roteiro, produzido por Diego Tafarel, Carlos Ximenes e Luvanor Silveira, com toda a equipe Pé de Coelho Filmes em 2014, ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cine al Carrete, de Ibagué, na Colômbia. Já na Mostra Competitiva do 3º Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest), levou a estatueta de Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator e Melhor Atriz. A mesma produção também foi indicada para mais uma dezena de festivais, dentre eles o Ver Cine, Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense, e para o Festival de Cinema de Belo Jardim, em Pernambuco. 

Assim como O Roteiro, o documentário Pobre, Preto e Puto também já está na lista de pelo menos dez festivais. A aposta da equipe, agora, é o curta de ficção O Dia em que a Lua Apareceu, de Maiara Fantinel. Nesse embalo de produções, a turma faz questão de deixar o seu recado nas “entranhas” da narrativa. “Procuramos levantar o questionamento de temas sociais e, a partir dessas histórias, provocar algum tipo de reflexão.”

Publicidade

Devagarinho

No início do curso de Produção em Mídia Audiovisual, Diego Tafarel já almejava viver do cinema e trabalhar para dar forma às suas ideias de roteiro. Na corrida para tornar esse desejo realidade, buscou absorver o máximo de conhecimentos dentro da universidade – e também fora dela, com a inserção no mercado de trabalho. Ao estreitar os laços de interesses profissionais com os amigos Lucas Ferreira e Alessandro Montelli, a decisão foi tomada. Era hora de investir no negócio próprio. Devagarinho, a Pé de Coelho teve início como coletivo na sala da casa do amigo John Bizarrro Müller. 

“Ele nos concedia o espaço, a internet e até nos servia café. Foi um grande parceiro na nossa caminhada”, lembra Tafarel. Depois disso, também contaram com o auxílio de outro camarada, o produtor Gibran Sirena,  que concedeu o espaço do coletivo Banho Maria para que pudessem seguir com os trabalhos.

Publicidade

A chegada de novas produções possibilitou que os amigos – e agora colegas de trabalho – tivessem condições de investir numa sede própria e ainda completar a equipe. Hoje, além do trio, também integram o grupo o acadêmico de Produção em Mídia Audiovisual Guilherme Carpes e a bacharel em Direito Maiara Fantinel.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.