Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Estúdio Gaz recebe o músico Prego Lima

Um artista de várias facetas; esta é talvez a única definição que pode começar a explicar Prego Lima. O músico santa-cruzense de 25 anos, cujo nome na identidade é Clademir Lima dos Santos, se divide entre a carreira na música e a difícil tarefa de ensinar.

Sentamos com o músico no Arte & Café, local que recebe todos os tipos de mostras artísticas, para conversar. Vocalista da banda Sul Rebel, Prego se apresenta principalmente em bares e eventos em Santa Cruz e região. Durante a gravação, o jovem de voz calma e good vibes contou um pouco da sua trajetória.

Professor de dança nos CTGs Rincão da Alegria e Tropeiros da Amizade, Prego se tornou conhecido tanto pela música, pelas competições de chula e como integrante das invernadas artísticas. Hoje em dia, sua participação se limita às aulas que ministra, principalmente para alunos de 4 a 18 anos de idade.

Publicidade

O início no mundo dos Centros de Tradição Gaúcha foi com o pai, que o levou quando ainda era criança. De lá também veio o apelido que o acompanhou pelo restante da vida: Prego. “Acho que é porque eu era muito baixinho, era sempre o menor, virei o ‘Preguinho'”, conta. Com o pai também tomou as primeiras lições de violão, com sertanejo de raiz e música gaúcha.


Foto: Maurício Cieibiz

Mais tarde veio o interesse pelos outros ritmos, como rock e samba de raiz, mas sua maior influência viria a ser Bob Marley. Na adolescência ele passou a compor, e seus sons são um reflexo de sua personalidade multifacetada. A primeira canção autoral que ele considera boa foi o reggae ‘Pense Positivamente’, que você pode ouvir um trecho no encerramento do Estúdio Gaz.

Publicidade

Sobre seu processo de composição, Lima explica que é muito do momento. “Eu acho que tu compõe conforme a vibe, tá tocando e vem a inspiração”, diz o artista que se concentra principalmente nos temas de paz, amor e luta.

Para o vídeo exclusivo do Estúdio Gaz, o músico decidiu mostrar sua música ‘Vida Passageira’, cuja letra surgiu numa conversa de bar com um amigo. Prego escreveu a ideia num guardanapo e mais tarde, em casa, finalizou a canção que fala sobre a transitoriedade da vida. “A gente tá aqui nesse mundo só de passagem”, relata, antes de cantar a música de pegada leve, ritmada e com uma letra otimista.

Publicidade

Ao estilo do ídolo jamaicano, Prego Lima conservou longos dreadlocks, que foram por muito tempo sua marca registrada. O compositor conta que enfrentou muito preconceito por causa do look, principalmente no meio tradicionalista. O cabelo se tornou uma de suas características, então foi um choque pra quem o conhece, quando no início do mês de maio ele apareceu de cabelo curto.

Depois de 7 anos, ele desapegou dos dreads, mas afirma que  a força dos Rastas segue forte em seu coração. “Eu entendi que o valor da pessoa tá dentro dela e no que ela transmite, na vibração que ela emite pra família e pros amigos, não no exterior. É legal essa renovação” conta. A mudança na aparência vem a tempo de um marco em sua vida: ao lado na namorada Geovana, Prego espera a chegada do seu primeiro filho nos próximos meses. O pequeno Théo vai encontrar na chegada um pai ansioso pra encher sua vida com muita música e boas vibrações.

Sobre o Estúdio Gaz

Publicidade

Iniciativa tem como objetivo propiciar um espaço de visibilidade para os músicos da região, mostrando suas composições autorais em vídeos intimistas. Gostaria de participar ou enviar uma sugestão? Escreva um e-mail para [email protected].

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.