Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTEÚDO PATROCINADO

Sites para estudar via internet

Foto: Divulgação

Estudar em casa é praticamente um dever de todo aluno, uma vez que ajuda a fixar o que foi aprendido em sala de aula. Rever as lições passadas pelo professor, fazer os exercícios e ler o material didático ajuda a assimilar melhor os conteúdos.

E, para sair na frente, a internet pode ser uma forte aliada. É possível encontrar diversos sites que oferecem resumos e exercícios que fazem a diferença na vida do estudante.

Como melhorar a rotina de estudos em casa

Publicidade

Estudar em casa, com ajuda da internet, é uma mão na roda, mas são muitas as tentações que fazem o estudante perder o foco: notificações no celular, um programa de TV, o rádio do vizinho e até um animal de estimação querendo atenção. Por isso, o ideal para o estudante, de qualquer idade, é criar uma rotina e tentar segui-la à risca, criando um ambiente seguro e tranquilo, de forma que nada o atrapalhe.

Ao iniciar os estudos, evite entrar nas redes sociais e em sites que são um convite à distração. Lembre-se de que, em casa, não há um professor estipulando os horários. Tudo depende do ritmo que você mesmo vai colocar.

Comece estabelecendo uma carga horária para os seus estudos. Pode ser mais curta, pode ser longa, tudo dependendo da quantidade de material que se pretende estudar no dia. Mas tente respeitar o que foi planejado.

Publicidade

Outra dica é alternar matérias difíceis e fáceis, de acordo com o seu gosto. Assim, não fica num ritmo tão pesado e cansativo.

Pense, ainda, em estabelecer um calendário, ou um cronograma, para que todo o conteúdo seja visto, mesmo aqueles com que você não tenha tanta familiaridade. Não perca o foco. Disciplina é o ponto-chave para um bom estudo em casa.

Conforto e tranquilidade

Publicidade

Depois de estabelecidos os horários e a rotina, é hora de pensar no melhor local para este estudo. Procure um ambiente tranquilo, bem iluminado, sem grandes distrações em volta.

Pode ser a mesa da sala de jantar ou uma escrivaninha no quarto. Não importa. O que vale é que o estudante se sinta bem e estimulado.

Procure conversar com as pessoas que moram na mesma casa, pedindo a elas para respeitarem os seus horários.

Publicidade

Deixe por perto objetos que podem ajudar ao longo da jornada, como caneta, lápis, borracha, livros e cadernos. Se achar interessante, até para dar uma variada, uma alternativa é estudar em algum café ou padaria próximos, que tenham acesso liberado à internet.

Sites para estudar online

A internet é uma ótima aliada, mas, apesar de ter muito conteúdo disponível, nem sempre são confiáveis. O importante é procurar, sempre, fontes e sites bem recomendados, que realmente vão te ajudar.

Publicidade

Stoodi

Para quem busca complementar os estudos nas disciplinas de língua portuguesa, sociologia, história e geografia, a dica é o Stoodi. O site é uma mão na roda para quem precisa de reforço escolar e também para quem quer se preparar para o Enem. O destaque vai para a área de redação: além das correções, o Stoodi oferece um acompanhamento do desempenho do estudante para verificar sua evolução.

Responde Aí

Para a área de exatas, o Responde Aí costuma salvar quem está na faculdade. Se pintar aquela dúvida sobre o teorema dos eixos paralelos durante um estudo de física, é só fazer uma simples busca no site. Temas muito estudados em física, como momento de inércia, também estão por lá, além de uma série de outras disciplinas de exatas.

O ponto-chave é o conteúdo: seja o guia de estudos completo e com resumos curtinhos, as videoaulas e os exercícios resolvidos passo a passo são explicados com a linguagem do aluno. É como se estivesse estudando com um(a) colega de sala. 

A plataforma do Responde Aí conta com a vantagem de permitir estudar de qualquer lugar via app, inclusive offline.

Youtube Edu

Serviço lançado pelo Google em parceria com a Fundação Lemann, trata-se de uma plataforma que reúne conteúdos voltados para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Funciona assim: após fazer a busca por disciplina, o aluno acessa diversas playlists e seleciona o canal que achar mais interessante para então assistir aos vídeos disponíveis. O melhor é que é tudo grátis.

SuperProf

No Superprof há uma gama de aulas e cursos, desde música até atualidades, passando por contabilidade. Mas é uma boa ferramenta para quem quer estudar idiomas. Há professores cadastrados para diversos idiomas, como inglês, italiano, espanhol, francês, até russo! O aluno consegue ter aulas ao vivo, por videoconferência, o que ajuda a trabalhar, principalmente, a pronúncia.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.