Cultura 04/08/2020 10h48 Atualizado às 12h13

Um livro, um filme, um disco

Às terças e quintas-feiras, colaboradores da Gazeta compartilham dicas culturais

Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Otto Tesche.

Um livro

Abusado – O dono do Morro Dona Marta, do jornalista Caco Barcellos, de 2003, é uma das mais profundas investigações sobre o tráfico nas favelas do Rio. O livro-reportagem conta a história de “Juliano VP”, nome fictício de um traficante criado na favela Santa Marta, e sua relação precoce com o tráfico de drogas. O livro mostra um lado até então desconhecido pela sociedade, o lado humano de bandidos e traficantes.

Um filme

Classificado como comédia e drama, O Jornal (1994), dirigido por Ron Howard, mostra bem como funciona uma redação e o processo de produção de um diário impresso. Na trama, a edição de um diário nova-iorquino e as consequências da profissão na vida dos funcionários. Henry (Michael Keaton) trabalha como editor e, mesmo apaixonado pelo trabalho, está cansado das longas horas de jornada e baixo salário.

Um disco

Acústico MTV – Rita Lee foi lançado em 1998. É um álbum ao vivo, gravado no Teatro João Caetano, no Rio. Nas 18 faixas, o impossível é ficar parado. A produção ganhou disco de platina, com releituras dos maiores sucessos da cantora, instrumentista e compositora, acompanhada de convidados como Milton Nascimento, Titãs, Paula Toller e Cássia Eller.

LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco