Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Um livro, um filme, um disco, por Rodrigo Sperb

Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Rodrigo Sperb, designer da Gazeta do Sul.

Um livro

John Lennon: a vida, do escritor Philip Norman, conta a trajetória de um dos maiores ícones da música pop. A história do beatle é contada em mais de 800 páginas, onde se percebe a influência direta na mudança de vida quando conheceu sua segunda esposa, Yoko Ono. A irreverência e o talento de John não se resumem só em suas geniais composições, mas também no seu envolvimento político, principalmente nos EUA. Foi covardemente assassinado com cinco tiros pelas costas, e nesta sexta-feira, 9, estaria completando 80 anos.

LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Lula Helfer

Publicidade

Um filme

Perdi a conta de quantas vezes assisti a este filme, e em todas as vezes Amadeus me emociona, ao captar todos os detalhes dessa incrível história. O foco principal, além da genialidade de Mozart, era a inveja e a frustração de outro compositor, Antonio Salieri, que conspira contra ele e, ao mesmo tempo, constrói uma doentia amizade a fim de liquidar o seu “oponente” diante de suas apresentações no reino austríaco. Salieri foi magnificamente interpretado por F. Murray Abraham, vencedor do Oscar de melhor ator em 1985, e Mozart por Tom Hulce, que também recebeu indicações como melhor ator no mesmo ano.

Um disco

Diver Down, o quinto álbum do Van Halen, além de covers como Pretty Woman, Dancing In The Street e Where Have All The Good Times Gone?, nos traz o engenhoso e inventivo guitarrista Eddie Van Halen, que nas suas criações vai além do que se espera de um grande guitarrista. Isso fica muito claro nas músicas The Full Bug e Hang ‘em High. Infelizmente ele nos deixou enlutados nessa terça-feira, vítima de um câncer na garganta.

LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Pepe Soares

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.