Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

Respeite os sinais

Sinal é um termo que deriva do latim signalis. Trata-se de uma marca, de um aviso ou de qualquer meio que informa, avisa ou adverte algo. Esse aviso permite dar a conhecer uma informação, realizar uma advertência ou constituir-se como um lembrete. Os sinais são convencionais. Eles obedecem a certas características para que possam ser reconhecidos pela maior quantidade de pessoas possível. Devem ser colocados em lugares visíveis para estarem em condições de chamar a atenção.

Lidamos com sinais todos os dias, o tempo todo. Placas, avisos, emojis, sinais sonoros, acenos, semáforos e tantas outras formas de sinalizar e mandar mensagens. Reconhecer e entender os sinais nos ajuda a tomar decisões mais acuradas. Há até sinais mais explícitos que devem sempre ser obedecidos sob pena de consequências graves.

Entretanto há vários sinais que não estão visíveis aos nossos olhos nem expostos para que outros passam ver. Não são audíveis nem palatáveis. São os sinais que nosso corpo e nossa mente nos dão. Não reconhecê-los pode ser perigoso. Reconhecê-los e não levar a sério pode ser fatal.

Publicidade

Nosso organismo possui uma resistência admirável. Porém fatores como idade, peso, genética, sedentarismo, estresse, abuso de álcool e outras drogas, bem como doenças clínicas e psiquiátricas podem reduzir essa resistência ao ponto de se tornar uma fragilidade.

Nenhum incêndio começa grande. Ele começa com uma faísca ou uma pequena chama. Mas se não combatido, pode acabar com tudo. Assim são as doenças. Elas dão sinal. Elas avisam. Alguns não prestam atenção. Outros reconhecem mas guardam para si. Há aqueles que percebem os sinais, procuram ajuda e sonegam informações ao seu médico. Em todos esses casos, invariavelmente o desfecho é trágico.

O médico é treinado para ver os sinais visíveis e pesquisáveis. Mas ele não tem bola de cristal e nem lê mentes. Sem informações precisas, sua capacidade de auxiliar é reduzida ou até anulada. Infelizmente, em alguns casos, a sonegação de informações pode até trazer prejuízos. Muitas pessoas procuram o médico, pagam por isso e acabam não relatando o que realmente está acontecendo. Perde-se tempo e dinheiro. Finge que se trata. E, muitas vezes, perde-se a saúde. Se não a vida.

Publicidade

Não negligencie os sinais. Nós não somos imortais nem indestrutíveis. Ao ver, escutar ou sentir algum sinal, respeite-o. Isso pode salvar sua vida ou evitar danos maiores. Procure o médico, não omita aquilo que você sabe que é importante e siga os orientações. Pois isso é sinal de uma vida mais saudável.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.