Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Objetiva Mente

Pensamentos depressivos

Não restam dúvidas que a Depressão Maior é uma doença sistêmica que ocasiona uma série de alterações no funcionamento do organismo. Redução da atividade do sistema imunológico, doenças de pele, alterações intestinais e aumento da agregação das plaquetas são alguns exemplos da amplitude do impacto da depressão na saúde do individuo. Isso, claro, sem contar as transformações da biologia cerebral, que vão desde a mudança do equilíbrio dos neurotransmissores até a atrofia de estruturas cerebrais decorrente da morte de neurônios.

À excessão de alguns quadros depressivos leves, não usar medicação para tratar a Depressão Maior é inaceitável. É condenar a pessoa a um sofrimento e prejuízos biológicos que podem trazer consequências irreparáveis. Ainda mais que os tratamentos medicamentosos para este terrível transtorno estão cada vez mais seguros e com menos efeitos colaterais. É preciso esclarecer que tristeza não é depressão. Os critérios diagnósticos para Depressão Maior são bem estabelecidos e devem ser respeitados a modo de evitar uso desnecessário de antidepressivos.

Engana-se quem pensa que o tratamento da depressão se resume a tomar remédios. Faz parte, mas não é tudo. Atividade física e mudanças de hábitos de vida são desejadas. Mas é na psicoterapia que encontramos a parceria ideal para o tratamento medicamentoso. E a razão é óbvia: os pensamentos da pessoa depressiva mudam para pior.

Publicidade

Durante o curso de um episódio de Depressão Maior a pessoa rumina acontecimentos negativos, se imputa de culpa por situações que não tem, desenvolve uma visão muito negativa de si mesma e enxerga o mundo como mais perigoso e o futuro como sombrio. Tanto que às vezes pensa que não há saída fora o suicídio. O pensamento depressivo não deixa a pessoa melhorar e ainda por cima pode agravar os sintomas. Não tratar os pensamentos distorcidos pela doença é dificultar ou impedir recuperar o indivíduo, mesmo usando remédios.

A psicoterapia, principalmente a cognitivo comportamental, visa corrigir essas distorções negativas acerca de si, do mundo e do futuro. Aprender a questionar seus pensamentos depressivos é uma necessidade para a pessoa conseguir enxergar para além da doença.

Psicoterapia não é de graça. E não estou falando somente de dinheiro. Requer esforço, persistência e energia. Tudo que está em falta numa pessoa com depressão. Por isso é comum primeiro utilizarmos a medicação para melhora dos sintomas. Infelizmente a aderência aos tratamentos, seja medicamentoso ou psicoterápico, é baixa. Talvez isso explique porque a Depressão Maior caminha a passos largos para se tornar a doença que mais mata e incapacita.

Publicidade

Aproveite que você mora em uma cidade muito bem servida de profissionais da saúde mental. Se você achar que não adianta, que não vai dar certo, que é difícil, pode ser o pensamento depressivo e não a realidade dos fatos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.