Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Cemitério Católico

O Cemitério Católico São João Batista de Santa Cruz do Sul foi implantado em 1920. Ele se localiza na esquina das ruas Capitão Jorge Frantz e Thomaz Flores.

O primeiro cemitério de Santa Cruz ficava nas imediações da Igreja Evangélica (IECLB) da Rua Venâncio Aires. Hoje, seria na área entre as ruas Sete de Setembro, Borges de Medeiros, Ernesto Alves e Avenida Independência. Na época, era considerado fora da cidade.

Sem espaço para sepultamentos, em 1898 a Intendência adquiriu um novo terreno e implantou o atual Cemitério Municipal (altos da Avenida Independência). A região era bem longe da zona urbana.

Publicidade

Em 1919, quando a antiga Cia. de Fumos Santa Cruz decidiu construir sua nova sede (Ernesto Alves esquina com Borges de Medeiros), a Prefeitura vendeu a área do velho cemitério para a empresa. 

Como indenização, a Comunidade Evangélica recebeu o terreno que ocupa na Rua Venâncio Aires. A Comunidade Católica ganhou a área onde está o Cemitério São João Batista.

O espaço dos católicos foi adquirido do capitão Jorge Frantz. Era em uma região alta, com bela vista da cidade e longe do Centro. Nos finais de semana, era bastante usado para pique-niques.

Publicidade

O único mausoléu do local, no final da alameda central, foi construído por Jorge Frantz. A rua que passa em frente ao portão principal do cemitério também leva seu nome.

Em 1935, o prefeito Oscar Jost adquiriu parte do terreno do Cemitério Católico para a instalação de uma caixa d’água, em pedra grês. Ela ainda existe, na esquina da Rua Capitão Jorge Frantz com Marechal Deodoro.

Fonte: Arquitetura Funerária de Santa Cruz – Ronaldo Wink

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.