Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Gre-Nal na cidade (I)

Em 19 de abril de 1964, Santa Cruz do Sul viveu uma das maiores festas esportivas da sua história. A cidade sediou o primeiro Gre-Nal do ano e mais dois clássicos regionais de “aperitivo”.

O evento foi promovido pelo EC Avenida e idealizado com o empenho do seu diretor de futebol, Arcádius Swarowski. A iniciativa, inédita no Estado, teve apoio da Cia. de Cigarros Sinimbu.

A primeira partida, às 12 horas, reuniu Lajeadense e Estrela, clássico do Vale do Taquari. Às 14 horas, ocorreu embate entre o Avenida e o FC Santa Cruz (Ave-Cruz), e às 16 horas, iniciou-se o Gre-Nal.

Publicidade

Para acomodar o público, as arquibancadas foram ampliadas e passaram a abrigar 6,2 mil pessoas. Dentro do campo, foram colocadas 800 cadeiras. Romário Thier (Fofoca) coordenou o acesso às cadeiras e lembra que elas foram amarradas, para não serem removidas. Esses lugares foram os mais cobiçados, pois os torcedores podiam ficar perto dos atletas. 

O público de 7 mil pessoas lotou o Estádio dos Eucaliptos. A renda foi de Cr$ 5 milhões. A Sinimbu, presidida por Walter Hennig, bancou todas as despesas. 

Publicidade

Ao meio-dia, no antigo campo do Mauá, a empresa promoveu um churrasco para os cronistas esportivos do Estado. À noite, ofereceu jantar às equipes. Os resultados: Estrela 3 x 1 Lajeadense; FC Santa Cruz 2 x 1 Avenida, e Internacional 1 x 0 Grêmio.

CONTINUA

Colaboraram: Romário Thier e Irineu Becker (Belini)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.