Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Beijo esquecido

O leitor Emigdio Engelmann nos encaminhou carta que seu avô, Emygdio Campos, remeteu em 22 de junho de 1927 a sua noiva (depois esposa) Hilda Hübner. Ela revela uma época romântica, quando os enamorados dedicavam alguns momentos do seu dia a escrever para o parceiro. A caligrafia era caprichada e cada palavra bem pensada, para tocar fundo no coração.

O papel, já amarelado, traz o timbre do antigo Lagache, Hotel Moderno de Porto Alegre. Campos responde a uma carta que Hilda havia lhe remetido dias antes. A noiva, residente em Santa Cruz do Sul, reclamava que ele havia viajado sem dar-lhe um beijo de despedida.

Com um texto que poderia fazer parte de um compêndio romântico, o noivo se desculpa e atribui o fato à pressa. Explica que, antes da viagem, precisou ir ao banco e, depois, correr para não perder o trem. “Por Deus, meu amor, a falta foi involuntária. Jamais faria qualquer coisa para magoar-te.”

Publicidade


Carta estava guardada há anos

Ele encerra enviando à amada um “trem carregadinho de beijos” e promete retornar logo. Um mês depois, os dois se uniram em matrimônio.

Campos nasceu em 1880 em Portugal. Foi poeta e ator de teatro. Encerrou a carreira no Rio de Janeiro, tornou-se caixeiro-viajante e veio para o sul, onde abriu a chapelaria Petrônio, em Porto Alegre. 

Publicidade

Em uma viagem a Santa Cruz, conheceu Hilda Hübner, uma das proprietárias do antigo Hotel das Moças (onde é o Banco do Brasil). Depois de casados, residiram por um tempo em Porto Alegre e depois em Santa Cruz, onde foram donos do Hotel Santa Cruz (esquina da Tenente Coronel Brito com a Ramiro Barcelos).

n O casal teve uma filha, Emma Campos Engelmann (já falecida), mãe do leitor Emigdio Engelmann. Foi ela quem guardou as cartas trocadas entre os pais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.