Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Frente a frente

Santa Cruz do Sul viveu dias de grande mobilização em setembro de 1969, preparando-se para o programa Cidades Frente a Frente, da TV Gaúcha. Santa Cruz e Bento Gonçalves enfrentaram-se no lançamento da atração, em 4 de outubro.

Foram organizados quadros culturais, artísticos, esportivos e sociais, e recolhidos donativos para entidades assistenciais. A coordenação foi de uma comissão liderada por Reinaldo Christiano Matte, Nestor Bunecker e Maria Hoppe Kipper. 

Toda a comunidade se envolveu, incluindo a Prefeitura, escolas e empresas. Nove ônibus, kombis e carros acompanharam os santa-cruzenses a Porto Alegre. As provas foram no Colégio Rosário, sábado à tarde, com transmissão para todo o Estado.

Publicidade


Canarinhos foram uma das atrações levadas a Porto Alegre

Santa Cruz levou atrações como Orquestra do Mauá, Canarinhos do São Luis, grupo de teatro GATI, danças folclóricas, Duo Aspesi e o padre jesuíta Afonso Gessinger. Universitários e alunos do Mauá, São Luís, Sagrado Goiás e Ernesto Alves mostraram seus conhecimentos.

O progresso do município ficou evidenciado em imagens e texto de Hardi Martin. A apresentação (sem leitura) foi do radialista Ernani Iser. Nas provas esportivas, a cidade foi representada por atletas como Rudi Janostiac, Silvério Scholz, Nelson Tech, Ruben Borba e George List.

Publicidade

Santa Cruz vencia até o último quadro, que era o desfile de beldades. A cidade levou um grupo de 25 rainhas, lideradas por Esther Matte (rainha da 1ª Fenaf). Cada uma representava um ponto. Bento, no entanto, mostrou 80 meninas e superou Santa Cruz.

A organização concluiu que o regulamento foi omisso no número de beldades e decidiu que seriam contados apenas 20 pontos para ambos os lados. No final, foi emitida uma nota, onde as duas cidades foram declaradas vitoriosas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.