Memória 04/09/2017 10h18

Frente a frente

Santa Cruz e Bento enfrentaram-se na antiga TV Gaúcha

Foto: Divulgação

Grupo de teatro (GATI) também fez sucesso
Grupo de teatro (GATI) também fez sucesso

Santa Cruz do Sul viveu dias de grande mobilização em setembro de 1969, preparando-se para o programa Cidades Frente a Frente, da TV Gaúcha. Santa Cruz e Bento Gonçalves enfrentaram-se no lançamento da atração, em 4 de outubro.

Foram organizados quadros culturais, artísticos, esportivos e sociais, e recolhidos donativos para entidades assistenciais. A coordenação foi de uma comissão liderada por Reinaldo Christiano Matte, Nestor Bunecker e Maria Hoppe Kipper. 

Toda a comunidade se envolveu, incluindo a Prefeitura, escolas e empresas. Nove ônibus, kombis e carros acompanharam os santa-cruzenses a Porto Alegre. As provas foram no Colégio Rosário, sábado à tarde, com transmissão para todo o Estado.


Canarinhos foram uma das atrações levadas a Porto Alegre

Santa Cruz levou atrações como Orquestra do Mauá, Canarinhos do São Luis, grupo de teatro GATI, danças folclóricas, Duo Aspesi e o padre jesuíta Afonso Gessinger. Universitários e alunos do Mauá, São Luís, Sagrado Goiás e Ernesto Alves mostraram seus conhecimentos.

O progresso do município ficou evidenciado em imagens e texto de Hardi Martin. A apresentação (sem leitura) foi do radialista Ernani Iser. Nas provas esportivas, a cidade foi representada por atletas como Rudi Janostiac, Silvério Scholz, Nelson Tech, Ruben Borba e George List.

Santa Cruz vencia até o último quadro, que era o desfile de beldades. A cidade levou um grupo de 25 rainhas, lideradas por Esther Matte (rainha da 1ª Fenaf). Cada uma representava um ponto. Bento, no entanto, mostrou 80 meninas e superou Santa Cruz.

A organização concluiu que o regulamento foi omisso no número de beldades e decidiu que seriam contados apenas 20 pontos para ambos os lados. No final, foi emitida uma nota, onde as duas cidades foram declaradas vitoriosas.