As produções literárias já podem ser inscritas no Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese – edição 2022. O lançamento oficial foi realizado na tarde desta segunda-feira, 6 de junho, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Sobradinho. O gênero literário é livre e o tema desta 18ª edição é “Paz: o mundo em que quero viver”.
Estiveram presentes a diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desportos, Ivan Trevisan, presidente do Conselho Municipal de Educação, Catiéle Bonelli, representantes da Secretaria de Educação, de escolas estaduais e municipais, da Unisc, do Polo Regional de Ensino a Distância e membros do Conselho Municipal de Política Cultural e Academia Centro Serra de Letras.
Durante o lançamento, a professora aposentada Reni Jost Steiernagel recitou texto com o qual participou da última edição do concurso, cuja temática relaciona o tempo passado e o momento atual do ensino.
Publicidade

O secretário Ivan Trevisan parabenizou a todos que ajudam a construir este concurso e também pela qualidade dos trabalhos, bem como a contribuição dada à cultura e ao município.
A diretora Ingrid Hermes agradeceu a todos pela presença e divulgou o regulamento do concurso, o qual encontra-se a partir da tarde desta segunda-feira no Blog da Casa da Cultura Amário João Lazzari e página do Facebook, bem como impresso na Casa da Cultura e no site da Prefeitura.
A ficha de inscrição pode ser entregue pessoalmente na Casa da Cultura (no centro de Sobradinho), por e-mail ou via Correio. O prazo encerra em 30 de setembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Conheça os vencedores do 17º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese
Podem participar cidadãos de qualquer naturalidade ou nacionalidade, divididos em três categorias: Infantil, Juvenil e Adulto. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3742-1804.
O concurso é uma promoção da Prefeitura de Sobradinho – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desportos, através do Departamento de Cultura – Casa da Cultura Amário João Lazzari.
Publicidade
Quando Dar a Volta ao Mundo é Pouco
Na semana em que foi lançada oficialmente a 18ª edição do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese, o documentário intitulado “Quando Dar a Volta ao Mundo é Pouco”, produzido em 2007, está sendo divulgado para as escolas e comunidade em geral, a fim de lembrar marcas importantes da trajetória desta grande personalidade que empresta nome ao Concurso.
O documentário, com aproximadamente 30min de duração, foi produzido e dirigido pelo jornalista Henrique Lindner, juntamente com Roberto Lambert e Denis Puhl, à época estudantes do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), durante a disciplina de Documentário I, ministrada pelo professor Jair Giacomini. A sugestão de trabalhar com esta temática, em reportagem, partiu do professor Demétrio de Azeredo Soster.
Natural de Sobradinho, o jornalista Valacir Cremonese ficou conhecido por seu espírito aventureiro. A viagem ao redor do mundo, na década de 1970, o levou a conhecer dezenas de países, pessoas e distintas culturas, dividindo sua experiência com a comunidade através das páginas do jornal Paladino Serrano e Rádio Sobradinho AM e, após, como chefe de Redação do jornal Gazeta da Serra.
Publicidade

De acordo com Henrique Lindner, o documentário chegou a ser exibido no centro de Sobradinho e em algumas escolas em anos passados e, atualmente, encontra-se disponível em seu canal no YouTube.
Segundo Lindner, Valacir era uma pessoa pública, que despertava algumas conversas, questionamentos, por ter um estilo de vida mais peculiar. As pessoas se questionavam o motivo dele ter feito uma viagem ao redor do mundo, estudado fora e retornar para cá. Segundo o jornalista, esperavam que Valacir se tornasse uma grande celebridade, ‘muito importante’, e ele não foi atrás disso, o que de certa forma frustrou a população. Ele não queria isso, de ser celebridade. Queria uma vida simples.

Para Henrique, “falar sobre o Valacir é sempre muito bom”, e ficaram as lembranças e a vontade de ter convivido mais. Valacir morreu em dezembro de 2004, aos 57 anos de idade.
Publicidade