Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arrepiante

1ª Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura Medieval tem início no dia 29

A tortura sempre gera angústia, ansiedade, medo … Na melhor das hipóteses, promove reflexão a respeito da brutalidade com que o homem trata o próprio homem ao longo da história. A 1ª Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura estará em Sobradinho no dia 29 de abril, quarta-feira, e permanecerá por aqui até o dia 31 de maio. Os 40 objetos utilizados para torturar pessoas durante a conhecida “época das sombras” serão acondicionados na sede da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (Caciss), que ofereceu o espaço, bastante amplo, para a instalação do Museu provisório, que só chegou à cidade por intermédio da Oficina Vestibulares, que se preocupa também em agregar cultura à população em geral. 

São parceiros do projeto o Jornal Gazeta da Serra, a Caciss, Secretaria de Educação e o Hotel do Comércio, por intermédio de Marcos Kenner, que gentilmente cedeu espaço para a organizadora permanecer no município.  

Conforme a curadora do museu itinerante Carla de Andrade os objetos são frutos de uma enorme pesquisa, que durou 10 anos, da Associação de Pesquisadores e Historiadores de Verona (Itália). “A mostra nasceu de uma meticulosa pesquisa e tem como objetivo levar ao conhecimento do público o terror da tortura. A tortura existiu sempre, mas desde 1184 no Concílio de Verona, foi até codificada. Não obstante as inúmeras condenações e documentos sobre os direitos dos homens, ainda hoje existe em países mais evoluídos. Calcula-se que naquela época mais de 50 mil pessoas sofreram as mais variadas formas de tortura”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.