Santa Cruz do Sul se prepara para viver um fim de semana de celebração ao talento, à tradição e à força da produção gaúcha. A partir desta sexta-feira, 5, o município se torna sede da primeira edição do Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa, evento inédito no Estado e que promete reunir cerca de 280 expositores de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
A abertura oficial ocorre às 19 horas, no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, seguida de show da Banda Kayana, às 20 horas, e Serginho Moah, às 22 horas. As atividades, porém, iniciam pela manhã, com uma série de atrações que dão o tom da diversidade e da riqueza cultural que marcarão os três dias de programação, sempre com entrada franca. Quem quiser pode colaborar doando um brinquedo novo ou usado em bom estado. A arrecadação será repassada ao gabinete da primeira-dama para ser destinada em ações sociais.
LEIA MAIS: Santa Cruz lança 1º Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar
Publicidade
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, pela primeira vez o Rio Grande do Sul recebe um evento de grande porte que coloca o artesanato e a agricultura familiar no centro da programação – segmentos que, tradicionalmente, ocupam áreas reduzidas nos grandes eventos. “Agora, ganham protagonismo, uma estrutura ampliada e um espaço próprio para mostrar sua relevância econômica, cultural e social”, diz.
Douglas reforçou o convite ao público para que prestigie a programação e destacou o caráter inovador do Salão, pensado para valorizar artesãos e produtores familiares, que agora serão as estrelas principais. “Preparamos uma programação rica, múltipla e diversa, com atrações culturais, oficinas, debates e shows para todas as idades. É um evento para conhecer, aprender, comprar, experimentar e viver a cultura gaúcha em sua essência”.
LEIA MAIS: Santa Cruz sediará o 1º Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar em dezembro
Publicidade
Santa Cruz conta hoje com cerca de 1.100 artesãos cadastrados, e, para garantir que essa riqueza esteja no centro da experiência do público, o evento terá um pavilhão exclusivo dedicado à produção santa-cruzense. Serão 100 vagas destinadas aos artesãos e empreendedores da economia criativa do município, criando um espaço de destaque para que eles apresentem seu trabalho, ampliem sua visibilidade e fortaleçam sua presença no mercado.
Programação rica, variada e para todas as idades
Um dos grandes destaques do 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa é sua programação extensa e diversificada, que reúne arte, música, oficinas, debates, gastronomia, integração cultural, atividades para idosos, crianças e famílias, além de grandes shows regionais e estaduais. A proposta é proporcionar ao público uma imersão completa na cultura e no fazer gaúchos.
Programação
Sexta-feira – 5 de dezembro
Publicidade
- 9 horas – Recepção das caravanas da Melhor Idade e abertura dos pavilhões
- 11 horas – Visitação aos estandes
- 14 horas – Roda de conversa “A força do artesanato e da agricultura familiar na economia gaúcha” – Vila Típica
- 16 horas – Oficina de Artesanato com Vivi Rizzolo e Oficina de Cuca – Vila Típica
- 19 horas – Banda do 7º BIB + Solenidade Oficial de Abertura – Centro de Eventos
- 20 horas – Show Banda Kayana
- 22 horas – Show Serginho Moah
Sábado – 6 de dezembro
- 8 horas – Roda de conversa “Economia Criativa na prática”, com Adriana Sperandir – Vila Típica
- 9 horas – Abertura dos pavilhões
- 9h30 – Dança moderna (Área de Shows) e Oficina de Artesanato Vivi Rizzolo – Vila Típica
- 11 horas – Roda de conversa “Feiras Rurais e fortalecimento da agricultura familiar”, com Zeno Assmann e Patrícia Nichterwitz – Vila Típica
- 14 horas – Mateada e Encontro de Etnias – Área de Shows
- 16 horas – Show Bako Lopes
- 17 horas – Premiação do Concurso de Presépios – Vila Típica
- 19 horas – Show Wilson Paim
Domingo – 7 de dezembro
- 9 horas – Abertura dos pavilhões e visitação
- – Feira de animais “Adote um Caramelo” – Ao lado do Pavilhão Central
- 13h30 – Oficinas culturais e artesanais – Vila Típica
- 14 horas – Show Marcelo Caminha
- 16 horas – Show Pampa Elétrico (Thiago Porto e Banda)
- 18 horas – Show de encerramento com Os Fagundes
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!