Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CADERNO ESPECIAL

20 de setembro: reverência aos gaúchos

Foto: Freepik

A Revolução Farroupilha, organizada por estancieiros gaúchos, lutava contra o poder imperial do Brasil, mais precisamente contra a política fiscal do governo brasileiro. Na época, o Rio Grande do Sul tinha grande mercado com a produção de charque (carne seca) e a insatisfação dos estancieiros era com relação à cobrança de impostos por parte do governo. Sob o comando de Bento Gonçalves, a luta se espalhou por parte do território do Rio Grande do Sul, onde se iniciou uma vontade separatista do estado pelo Brasil.

LEIA TAMBÉM: Veja como funcionarão os serviços em Santa Cruz durante o Dia do Gaúcho

Embora não haja consenso entre historiadores para saber se isso realmente ocorreu, o fato é que ainda hoje alguns gaúchos guardam esse sentimento. Para o Brasil, a data marca a revolta civil mais longa da sua história. Ao longo de dez anos, entre 1835 e 1845, a revolta teve como cenário o Rio Grande do Sul. Por esse motivo, a data é tida como uma das mais importantes no calendário estadual.

Publicidade

Na Gazeta do Sul desta quarta-feira, 20, circula um caderno especial com contexto histórico da data, as indumentárias que retratam a história e curiosidades sobre o 20 de setembro.

*Caso não consiga visualizar a prévia do documento, clique em “Baixar”, para ter acesso ao PDF.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.