Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUTURISMO & INOVAÇÃO

2020 já é passado

A era após a Covid-19 já começou. A pandemia será lembrada como o marco da mudança do século 20 para o 21. Saltamos em pouco tempo de um mundo simples para um mundo orgânico, volátil, ambíguo, que nos convida a viver tudo ao mesmo tempo.

Trabalhar menos, ganhar menos, viver mais e melhor, talvez este seja o chamado atual. Gastar tempo excessivo atolado em tarefas, lutando pela sobrevivência, vivendo de forma miserável e distraído das experiências mais interessantes da vida foi uma fórmula de fracasso absoluto. A vida em si é nosso maior trabalho.

No entanto, a era industrial nos tornou limitados intelectualmente, medrosos, inseguros e inconsequentes para com a vida planetária. Passamos por cima de tudo para tornarmo-nos seres rasos, que gastam o tempo sagrado da vida na sobrevivência, convencidos de que a velhice ou as férias são os grandes momentos de regozijo da vida. Talvez não tenhamos mais férias ou aposentadoria a partir desta virada do mundo.

Publicidade

O trabalho e a vida se fundem e devem trocar de posição na relevância na escala humana. Trabalhar deixou de ser um fardo, e se tornou um laboratório divertido de experiências coloridas.

As novas gerações têm ambições sociais e menos interesse em ambições pessoais. Escolhem viver todas as experiências de forma abundante, sabendo que vida sem propósito é uma péssima escolha, e que autenticidade e alto respeito por si mesmo são valores essenciais de uma vida bem sucedida.

O capitalismo está em xeque. Pessoas movidas apenas por desejos materiais, extremamente céticas e mentais se tornaram desinteressantes. Quanto mais distantes do status quo estabelecido, mais interessantes e valiosos nos tornamos neste mundo novo.

Publicidade

A expansão da consciência anda acelerada. Clamamos mais do que nunca por ética, sustentabilidade, coletividade e restauração do nosso planeta, e este é mais um caminho sem volta. O futuro exigirá de todos nós um enorme compromisso com a diminuição das tensões e dos dilemas intergeracionais.

O mundo digital deu início a pelo menos vinte anos de mudanças e transformações. A pandemia elevou o nível da régua de triagem da sociedade. Inúmeros negócios já deixaram de existir, não por conta de crise econômica, mas talvez pela miopia ou procrastinação das mudanças na gestão. Nossa cultura é responsiva não estratégica e seguimos como um pobre gigante congelado, que muda seus personagens mas não muda o modus operandi do sistema. Omissão formal com sua responsabilidade global, dinheiro na cueca, falácias, conluios e discursos vazios.

É tempo de unir propósito, impacto social e lucro, trabalho e felicidade, remuneração abundante e vida simples. Minha intuição diz que 2021 pode ser um ano realmente memorável, no qual quase tudo o que conhecemos será reiniciado. Nada será mais importante nos próximos anos do que restaurar o planeta, e teremos que deixar para trás com dignidade tudo que atrasa nossa caminhada em direção ao futuro desejado.

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.