Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com clima ameno em toda a região, depois de vários dias muito abafados e com forte calor. Mas na sexta-feira à tarde registramos chuva de 80 mm aqui em nossa localidade e, para completar, no domingo, mais 100 mm. É muita chuva para apenas 48 horas. Estamos agora em meio à preparação da terra para seguir na semeadura de adubação verde, e tanta água acaba de certa maneira comprometendo que ela germine com regularidade. Claro que é muito melhor termos chuva em abundância do que uma estiagem, como ocorreu em anos anteriores.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: chuva persistente em toda a região, mas a união faz a força

Concluímos a colheita na sexta-feira
Na última sexta-feira, concluímos a colheita do tabaco aqui em nossa propriedade. Na foto acima, estou com a maior parcela da produção já armazenada no galpão, sendo que agora é questão de concluir a cura das folhas colhidas na semana passada. A última troca de produção nas células da estufa de carga contínua ocorreu no domingo, e será mais uma semana para que o forno possa ser desligado para essa temporada. Registramos ao total 4.856 grampos colhidos, em um longo ciclo, num ano de muitos desafios. Iniciamos a semeadura no dia 12 de abril do ano passado, e começamos o plantio na primeira semana de julho; já a colheita teve início em 13 de outubro, e, portanto, o encerramento foi no dia 16 de janeiro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: tempo firme nesse início de ano

Muitas culturas seguem na lavoura
O tabaco foi todo retirado da lavoura, mas várias culturas seguem em pleno desenvolvimento. É o caso do amendoim, que pode ser visto na foto acima, e do milho, à direita na foto, ambos com muito bom aspecto em um verão com chuvas regulares e temperaturas altas. Significa que teremos um ano de fartura, pois as pequenas propriedades que se dedicam ao tabaco são bastante diversificadas, com muitos alimentos para consumo próprio ou até para a venda de excedente.
Se ainda há várias outras tarefas a cumprir nas lavouras, também já começamos a programar viagens. Nesta semana mesmo estaremos indo até Grão-Pará, em Santa Catarina, próximo ao litoral, onde farei uma palestra em evento, sobre sucessão na agricultura familiar e ainda sobre a participação na 11ª Conferência das Partes (COP-11) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, em Genebra, na Suíça, em novembro. Ao mesmo tempo, estamos todos atentos à negociação da tabela de preço a ser praticada nesta safra de tabaco. Estamos, claro, na torcida para que seja estabelecido um valor justo e que remunere os produtores, tendo em vista que o Brasil é fornecedor de folhas com alta demanda internacional.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade