Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VAREJO

Comerciantes fazem promoções para atrair clientes às lojas em janeiro

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

As promoções de janeiro já estão nas vitrines do comércio de Santa Cruz do Sul, principalmente do setor do vestuário. As campanhas anunciam descontos e queimas de estoques que, em muitos casos, se estendem até fevereiro.

As estratégias focam em atrair clientes com o objetivo de estimular o consumo após as despesas de fim de ano. Diversas lojas do Centro trazem campanhas nas vitrines que vão desde parcelamentos e descontos progressivos até as famosas liquidações “limpa loja”, onde “queimam” os estoques de peças de verão.

Renato Bieger, sócio-proprietário de uma loja especializada em moda esporte, conta que o início de janeiro é o período em que se faz a troca de compras e, na sequência, começam as promoções, inclusive com foco na volta às aulas. “Agora, as pessoas já começam a procurar produtos de retomada da rotina de trabalho e dos exercícios físicos. Então, lançamos promoção de até 70% em produtos selecionados e parcelamento especial em até dez vezes.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz fecha 2025 com mais de 550 obras liberadas

Bieger acrescenta que anualmente janeiro é marcado pelas promoções na loja, para manter o movimento. “É a tradição fazer no início de ano, pois o mês sempre é mais calmo, mas com essas promoções se consegue atrair uma clientela diferenciada”, explica. E este ano, conforme ele, está até superando as expectativas.

A divulgação dos atrativos na vitrine também é uma tática do lojista. “Ao ver, já param, até pelo produto que nós trabalhamos ser de marca. Já atrai olhares, ainda mais se tem promoção.”

Publicidade

Loja de Renato Bieger aproveita o embalo do movimento de fim de ano e o início das aulas para manter o ritmo das vendas | Foto: Rodrigo Assmann

Cidade tem clientes, independentemente da época

A sócia-proprietária de uma loja de roupas Ingrid Morsch destaca que, passadas as festas de fim de ano, as vendas continuam. “O período do início das nossas promoções é sempre a partir do dia 20 de janeiro, para dar um ‘up’ nas vendas, visto que o dezembro foi bem razoável, muito concorrido, mas estamos bem satisfeitos com as vendas de Natal”, explica. “E agora os negócios continuam. Temos clientes que já esperam esse momento, todos os anos.”

LEIA TAMBÉM: Novos contratos para retomada do Polo Naval devem gerar quase 3 mil empregos

Natural de Vera Cruz, Ingrid tem loja em Santa Cruz há 25 anos e destaca o potencial de vendas da cidade. “Apesar de muitos em férias, viajando, a circulação de pessoas segue, até porque Santa Cruz é enorme, tem muita população.” E na visão dela, há um quesito a mais: trata-se de uma cidade central em termos econômico-financeiros. “Então, acaba atraindo muita gente das regiões vizinhas, que são menores, porque Santa Cruz tem muita opção”, reforça. “Aqui o movimento nunca para.”

Publicidade

Ingrid enfatiza o potencial comercial da cidade | Foto: Rodrigo Assmann

A dona de casa Liane Lúcia Pick, do Bairro São João, estava em busca de um presente para uma amiga e aproveitou a promoção. “Consegui um belo desconto. E promoção sempre é bom, geralmente acabamos levando algo a mais.”

Liane Pick garantiu um bom desconto na compra | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Abertura da Colheita da Oliva é transferida para abril

Estratégias

O presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, salienta que apesar de o comércio ter passado por transformações nos últimos anos, sobretudo a partir da mudança no comportamento do consumidor e da consolidação de novos formatos de compras, as tradicionais liquidações ainda atraem clientes.

Publicidade

“O consumidor até passou a encontrar oportunidades ao longo de todo o calendário. Além disso, ele hoje pesquisa mais, compara preços com facilidade e decide suas compras de forma menos concentrada. Esse novo cenário não significa retração do comércio, mas sim uma adaptação às dinâmicas atuais de consumo.”

Spode acrescenta que as liquidações coletivas, como eram conhecidas no passado, perdem espaço para estratégias individualizadas. “Elas permitem ao lojista maior controle sobre estoque, margens e comunicação com o cliente, mantendo a competitividade e a sustentabilidade do negócio ao longo de todo o ano.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.