Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VERÃO

Bombeiros registram nove afogamentos e seis mortes na região

Balneário Monte Alegre, no município de Vale Verde, conta com guarda-vidas | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/GS

Com as altas temperaturas, cresce o movimento na busca por locais com água para se refrescar, o que aumenta o risco de afogamentos. Conforme dados do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, entre 1º de dezembro de 2025 e o último dia 18 aconteceram nove casos de afogamentos, com seis mortes, em lugares sem proteção de guarda-vidas. Os números se referem à área de atuação do batalhão, nos vales do Rio Pardo e do Taquari e Costa Doce. Também houve 6.680 prevenções com o público, de 19 de dezembro do ano passado até o momento.

O comandante da 2ª Companhia do batalhão, capitão Fábio Cristiano Lopes, afirma que todos os casos na atual temporada ocorreram em pontos onde a corporação não tem socorristas. “Em nossa área de atuação com guarda-vidas, não tivemos afogamentos e óbitos até o momento.” Ele confirma que 26 profissionais trabalham na região do 6º Batalhão. “Temos 16 bombeiros militares e dez civis que passaram por processo seletivo e foram incorporados para atuar durante o verão.” 

No Vale do Rio Pardo, os pontos com os profissionais estão no Balneário Porto Ferreira e na Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo; no Balneário Monte Alegre, em Vale Verde, e na Praia do Encontro, em São Jerônimo, todas áreas banhadas pelo Rio Jacuí.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Duas crianças são socorridas após afogamento na Prainha de Candelária

Como não há bombeiros disponíveis em todos os locais de banho na região, o capitão Lopes dá algumas orientações para salvar uma vítima em caso de afogamento.“Orientamos que seja oferecido algum dispositivo para que a pessoa consiga flutuar ou que se alcance algum objeto para ela se segurar e ser puxada para fora da água”, ensina. “Não recomendamos que se entre na água para resgatar alguém. O salvamento é uma atividade complexa e exige técnica.”

Após as enchentes de 2024, os rios sofreram mudanças nos leitos. Por isso, o comandante pede que as pessoas conheçam melhor os locais antes de entrar na água. “E importante fazer o reconhecimento. O leito do rio se altera de forma dinâmica. A principal dica é buscar praias guarnecidas pelos guarda-vidas e não se expor ao risco.”

Publicidade

Ele também aponta que uma das principais causas de afogamento é o consumo excessivo de bebida alcoólica. “Conforme dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, mais de 42% dos afogamentos estão relacionados com o uso de bebida alcoólica. Homens entre 14 e 29 anos são as principais vítimas”, informa. “Orientamos a não fazer uso de bebida antes de entrar na água.” 

O capitão também pede atenção redobrada com as crianças. Segundo ele, afogamento de crianças de 1 a 4 anos é a segunda causa de morte no Brasil em 2024, e mais de 60% aconteceram no ambiente doméstico. “Quem tem piscina, baldes ou bacias com água em casa precisa ter cuidado redobrado.”

LEIA TAMBÉM: Bombeiros Voluntários de Candelária atenderam 349 ocorrências em 2025

Publicidade

Cuidados

  • Reconhecer os perigos relacionados ao afogamento e conhecer os riscos no local, como galhos, troncos, pedras, profundidade e correnteza.
  • Sempre utilizar dispositivos flutuadores, preferencialmente coletes salva-vidas.
  • De forma nenhuma deixar crianças entrarem na água sem a presença de um adulto responsável, ainda que com a utilização de dispositivos flutuadores.
  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas, pois mais da metade dos adultos que se afogam consumiram bebida.
  • Reconhecer sua real capacidade, se possui aquacidade (habilidade para se mover na água) e está treinado.
  • Se presenciar um afogamento, não se exponha ao risco. Ofereça um dispositivo que ajude a pessoa a não submergir e ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Frequentar locais com a presença de guarda-vidas e seguir sempre as orientações repassadas por eles.
  • Respeitar as sinalizações de segurança.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.