A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul instaurou mais de mil inquéritos em 2025 para apurar casos de violência contra as mulheres. A informação foi dada pela delegada Raquel Schneider, titular da Deam, durante entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9. Ela também repassou orientações para que as vítimas denunciem esses casos.
Segundo Raquel Schneider, essas situações ocorrem em todas as classes sociais e de diversas formas. “A violência não é somente física. Pode ser oral, sexual, patrimonial ou psicológica. Temos casos de mulheres que são humilhadas e menosprezadas e não percebem que estão sendo vítimas de violência e manipulação”, frisou.
LEIA TAMBÉM: Homem mata companheira a facadas em Santa Cruz e é preso
Publicidade
As vítimas da violência são acolhidas na delegacia para que se sintam à vontade e relatem os problemas sofridos, explica a delegada. “Orientamos os policiais para atenderem da melhor forma. Temos um olhar e um espaço diferenciado e aplicamos um questionário de avaliação de risco, onde a mulher responde a várias perguntas que não conseguirá falar em depoimento.”
Ela afirma que as mulheres têm procurado denunciar. “A violência sempre existiu, então realizamos um trabalho preventivo em que procuramos conscientizar as mulheres a perceberem a evolução disso”, esclareceu. “Em 90% dos casos, elas foram vítimas de alguma violência anteriormente e não procuraram ajuda.”
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por descumprir medidas protetivas em Pantano Grande
Publicidade
A titular da Deam salientou a implementação das medidas protetivas, que têm auxiliado na proteção das mulheres. “Os agressores ficam presos, e temos a possibilidade de instalar tornozeleiras eletrônicas nos acusados em medidas protetivas que são descumpridas. A vítima recebe um celular por meio do qual é avisada se o suspeito se aproxima. É um afastamento físico, e tem funcionado.”
A delegada contou ainda que a Deam tem prestado auxílio psicológico para ajudar vítimas a superarem os traumas causados pela violência doméstica. Há também o trabalho realizado pela rede de apoio, em conjunto com outros órgãos do município.

LEIA TAMBÉM: Kelly Moraes cobra ações efetivas no enfrentamento à violência contra a mulher
Publicidade
Como denunciar
Os números 180 e 190 estão disponíveis para denúncias, que também podem ser feitas na delegacia online da Polícia Civil. Presencialmente, as vítimas podem se dirigir à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – localizada na Rua Ernesto Alves, no Centro – ou à Deam – que fica no 4º andar do Centro de Segurança Pública (Avenida Euclydes Kliemann, Bairro Arroio Grande).
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade