A busca por excelência no esporte de precisão Eisstocksport ganhou um novo aliado tecnológico. Inspirado pela necessidade de aprimoramento durante os treinos para o Campeonato Mundial de 2025, um atleta brasileiro, cuja trajetória no esporte começou em 2007 por influência familiar, desenvolveu o Ziel, um aplicativo móvel que promete levar a análise de dados e o registro de resultados a um novo patamar para jogadores de todo o mundo.
A história de Augusto Böhm, engenheiro civil por formação, e atleta de Eisstocksport, modalidade semelhante ao curling, remonta a 2007. A paixão foi herdada dos pais, Sérgio e Rejane, que treinavam no Centro Cultural 25 de Julho. “Se tenho a quem agradecer por toda a minha trajetória neste esporte, é aos meus pais”, afirma o atleta, de 32 anos.
Segundo Augusto, que é atleta da Seleção Brasileira de Eisstocksport, a ideia para o Ziel surgiu de uma necessidade prática de alto nível. Durante a preparação da seleção para o Campeonato Mundial de 2025, o atleta e seu parceiro de treino, Eduardo Schuster, registraram meticulosamente todos os treinos da modalidade individual, utilizando um software de análise de dados e planilhas para identificar pontos de melhoria.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Internacional apresenta novo uniforme para a temporada 2026
“Após o término do campeonato e o nosso retorno, notei que não havia nenhum software ou aplicativo focado em Eisstock disponível no mercado. Foi aí que surgiu a ideia do Ziel, um aplicativo feito por jogadores, para jogadores”, explica Augusto, que ficou entre os seis melhores do mundo em 2025. O desafio, segundo o desenvolvedor, foi a execução, dada a sua pouca experiência em programação.
Desempenho
Augusto cita que o Ziel tem como principal funcionalidade tornar prático o registro de resultados na modalidade individual do esporte, tanto em treinos quanto em campeonatos. Além disso, o aplicativo permite o compartilhamento de resultados específicos nas redes sociais, em um formato similar aos aplicativos de corrida populares hoje em dia.
Publicidade
Para os usuários que buscam aprimoramento, o aplicativo oferece um plano de assinatura com análise detalhada. O aplicativo se endereça a qualquer jogador ou entusiasta por Eisstock, do iniciante ao mais avançado, e está disponível para Android e iOS.
O desenvolvedor acredita que o Ziel será útil ao alinhar o esporte com a tendência moderna de análise de dados. “A busca por desempenho e eficiência são alguns dos pilares que movem atletas e esportistas nas mais diversas modalidades hoje em dia”, explica. “O Ziel veio como uma maneira de auxiliar tanto o iniciante, proporcionando que ele registre e divulgue a evolução dele no esporte, quanto para o atleta de alto nível que busca encontrar aquele detalhe que fará com que ele se destaque ainda mais”.
LEIA TAMBÉM: Atleta do Ceisc União Corinthians é convocado para a Seleção Colombiana
Publicidade
Repercussão global
Apesar do pouco tempo de lançamento, o feedback da comunidade de Eisstocksport tem sido extremamente positivo. O aplicativo teve uma ótima repercussão ao redor do mundo em poucas semanas. “Jogadores de elite das seleções da Alemanha e Áustria e, inclusive, campeões mundiais da modalidade e lendas do Eisstock já baixaram e usam o aplicativo. Recebi várias mensagens de incentivo e parabenizações, pois pelo visto estes atletas de ponta também sentiam a falta de uma ferramenta como essa”, cita Augusto, que mantém contatos com atletas de outros países em função de sua participação nos certames internacionais.
Atualmente, o aplicativo conta com 274 usuários em países como Áustria, Alemanha, Brasil, Canadá, Índia, Itália, Paraguai, República Tcheca e Suíça, um sucesso notável para um esporte de nicho. Böhm conta que para auxiliar na divulgação criou um perfil do Instagram (@ZielApp). Os próprios jogadores estão ajudando a espalhar a novidade em seus clubes. O desenvolvedor destaca que a ausência de aplicativos similares no mercado reforça a singularidade e a necessidade do Ziel.
Com a tecnologia entrando cada vez mais nas pistas de gelo, o Ziel se posiciona como uma ferramenta essencial para o crescimento e a profissionalização do Eisstocksport em escala global, conectando atletas e impulsionando o desempenho através do poder dos dados.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Fifa apresenta logomarca da Copa do Mundo feminina 2027 em evento no Rio
Saiba mais
Funcionalidade: Torna prático o registro de resultados na modalidade individual (treinos e campeonatos). A versão gratuita e permite o compartilhamento social e divulgar resultados específicos em redes sociais. A entrega uma análise detalhada de cada modalidade e arremesso, auxilia em treinos mais focados, com a assinatura (US$4,99/mês).
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!