A Polícia Federal de Santa Cruz do Sul deflagrou, nesta quinta-feira, 29, a Operação Arrieros, com o objetivo de combater a prática dos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação contou com dez mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal de Porto Alegre, além do bloqueio em contas de 21 investigados em valores de até R$ 9 milhões e o sequestro de oito veículos.
Os mandados foram cumpridos nos municípios de Venâncio Aires, Jaguarão, Colombo (PR) e São Paulo (SP). As investigações tiveram início em 2023, a partir do compartilhamento de provas das operações Porto Seco e Vitrine On-line.
LEIA MAIS: Operação da PF investiga comércio ilegal de mercadorias estrangeiras em município da região
Publicidade
As apurações indicam a existência de organização criminosa dedicada ao descaminho de bebidas através da fronteira com o Uruguai, utilizando uma rede de fornecedores, intermediários e operadores financeiros estabelecidos em cidades fronteiriças. Verificou-se, ainda, a existência de compradores e distribuidores de bebidas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A ação desta quinta visa aprofundar a investigação com a coleta de novos elementos de prova.
Saiba mais
A Operação Vitrine On-line, deflagrada em 2023 e que motivou a ação desta quinta-feira, cumpriu 44 ordens judiciais no Rio Grande do Sul e da Bahia a partir de investigação que apurou a venda de produtos ilicitamente introduzidos em território nacional através de plataformas de marketplace. Um casal que morava em Venâncio Aires estaria cometendo o crime de descaminho, com a internalização em território nacional de produtos estrangeiros sem o devido recolhimento de tributos, para comercialização através de plataformas digitais, principalmente equipamentos eletrônicos e de tecnologia, relógios, perfumes e bebidas.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!