Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TCE: é da sua conta!

Para que serve o Tribunal de Contas?

TCE-RS lança cartilha sobre calamidade pública; saiba como acessar

Sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

No dia 17 de janeiro foi comemorado o Dia dos Tribunais de Contas, em homenagem à criação do Tribunal de Contas da União (TCU), em 1893. Mas, afinal, para que serve o Tribunal de Contas?

Os tribunais de contas existem porque o cidadão não possui meios para fiscalizar a aplicação e o bom uso dos recursos públicos. Esses órgãos foram criados para exercer a fiscalização do dinheiro público, de forma a garantir que seja aplicado em benefício da sociedade e de acordo com a legislação.

LEIA MAIS: O ISS em 2026 e o impacto na receita municipal para as próximas décadas

Publicidade

No caso específico do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, alguns números mostram parte dos trabalhos realizados nos últimos dois anos:

  • 6.161 processos de licitação analisados;
  • 1.233 contratos analisados;
  • 1.498 processos de contas ordinárias;
  • 1.143 processos de contas anuais;
  • 140 processos de contas especiais;
  • 270 processos de tutelas de urgência;
  • 623 processos de representação.

Nesse mesmo período, as ações preventivas do TCE-RS geraram uma economia de cerca de R$ 790 milhões.

Em que pesem esses números serem expressivos, a importância do Tribunal de Contas deve ser considerada também por resultados não mensuráveis, decorrentes do efeito vigilância e das ações de orientação e capacitação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Tribunais de Contas: por que são essenciais à vida do cidadão

O efeito vigilância ocorre porque a simples presença institucional do Tribunal de Contas gera uma expectativa de controle que se constitui em efeito inibidor, desencorajando a prática de ilegalidades. É também nesse contexto que ocorrem as ações preventivas do TCE, voltadas principalmente a evitar que o erro aconteça.

As atividades de orientação são outro pilar importante de atuação do TCE, cujos resultados são difíceis de medir. Nos últimos dois anos, o Tribunal de Contas realizou eventos de capacitação que atingiram mais de 15 mil agentes públicos. Somente os Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCO), realizados em dez cidades diferentes, tiveram a participação de mais de 8.800 gestores e técnicos municipais. Somam-se a essas ações de capacitação a publicação de cerca de 20 documentos de orientação, que traduzem normas e boas práticas em conteúdos claros e aplicáveis.

Publicidade

LEIA MAIS: Educação que conta toda a nossa história

Assim, para além das atividades peculiares de controle, o TCE realiza ações preventivas, orientações e capacitações, com a missão de assegurar que a administração pública não apenas cumpra o princípio da legalidade, mas prime pela eficiência e pela qualidade dos serviços.

LEIA MAIS COLUNAS TCE ESCLARECE

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.