Neste sábado, 31, à noite, a Praça da Bandeira e a Rua Marechal Floriano (quadra entre a Borges de Medeiros e a Sete de Setembro) se transformarão em um grande palco, com música, culinária, arte e cinema. Será a primeira edição do Santa Cruz Multicultural, que, na expectativa da Prefeitura, deve entrar para a história e se consolidar como um evento único, reunindo diferentes culturas em pleno mês de janeiro. Com cerca de 200 pessoas envolvidas diretamente, oferecendo atrativos ao público, o evento gratuito começará às 19 horas e se estenderá até por volta da meia-noite.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, destaca que muitas atividades estarão presentes, o que, na sua visão, culminará numa noite jamais vista. “Em pesquisas e consultas com artistas e entusiastas da cultura local, nós não tivemos ainda nada parecido, com tantas atividades.”
LEIA MAIS: Veja detalhes sobre evento multicultural em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Um palco que será montado no sábado pela manhã na rua terá diversas apresentações. Entre elas, a partir das 20 horas, haverá show de reggae, rock e samba com as bandas Kayana, Lobos da Estepe e Bako Lopes. Com duração de cerca de três horas e formato de jam, o repertório combinado e ensaiado será apresentado simultaneamente.
Já nos pergolados, na calçada, haverá Sarau Literário organizado por Mauro Ulrich e exposição de quadros de 30 pintores. A arte cênica também estará presente com malabaristas, sombras e pernas-de-pau do grupo Sintonia Teatral. Outra atração na praça será um cinema inflável com um grande telão. Na estrutura vinda de Bento Gonçalves ocorrerá a projeção das produções do polo audiovisual de Santa Cruz.
LEIA MAIS: Sesc exibe filmes do Festival Santa Cruz de Cinema em evento multicultural neste sábado
Publicidade
Cerca de cem artesãos estarão expondo e vendendo seus produtos em tendas ao longo da calçada, enquanto grafiteiros desenvolverão trabalhos ao vivo.
No galpão na praça haverá uma tenda com a gastronomia folclórica, que contará com opções que não se encontram no dia a dia, como acarajé – bolinho tradicional da Bahia –, pratos típicos da Argentina; esfihas árabes; o pretzel da Alemanha, a feijoada com origem portuguesa e o entrevero brasileiro.
Espaços de cervejarias e tendas de gastronomia também estarão no local vendendo seus produtos. Mas a organização informa que é permitido levar comes e bebes para consumo próprio, assim como cadeiras e copos. Haverá ainda brinquedos infláveis para as crianças.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bailinho da Borges promete mais uma grande edição; veja programação
Saiba mais
Em caso de chuva
Dependendo da situação climática de sábado, a organização se manifestará até ao meio-dia. Em caso de chuva, o evento será adiado para domingo, 1º de fevereiro, das 17 horas até as 22 horas.
Publicidade
Rua fechada
A Rua Marechal Floriano, na quadra entre a Borges de Medeiros e a Sete de Setembro, ficará fechada desde as 7 horas da manhã deste sábado, quando começa a montagem da estrutura.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!