Você sabia que as quadras centrais originárias de Vera Cruz e de Santa Cruz do Sul estão perfeitamente alinhadas? Essa foi a redescoberta do vice-prefeito vera-cruzense, Angelo Hoff, ocorrida por “puro acaso”, como afirma. “Estava visualizando imagens no Google Earth. A surpresa apareceu quando tracei uma linha unindo a Catedral São João Batista, em Santa Cruz, e a igreja Santa Teresa, de Vera Cruz. As coordenadas apareceram milimetricamente alinhadas.”
A partir desse momento, Hoff se viu diante de uma “curiosidade geradora de insônia”, o que o levou a pesquisar sobre os agrimensores originais e suas motivações. “Em toda a bibliografia do período colonial consultada essa informação não está descrita e, portanto, pode-se considerar uma ‘redescoberta’”, acredita. O fato, por sua vez, é de autoria de Alphonse Mabilde, em 1865, que também fundou a Vila Tereza, como era chamado o território.
LEIA MAIS: Vera Cruz registra alto risco para proliferação da dengue
Publicidade
Entre as razões para a empreitada, Hoff acredita em três hipóteses. “Uma feliz coincidência, obra do puro acaso; o fenômeno é fruto de um preciosismo típico de engenheiros e agrimensores; e por fim, uma visão urbanística futura de alguém que previa a unificação dos dois núcleos urbanos”, especula.
O político ainda acrescenta: “Somente uma pessoa metódica, um engenheiro preciosista, um homem cuidadoso e único em tudo que fez poderia ser responsável por tal capricho e zelo”.
Quem foi o agrimensor
Engenheiro, político, militar, jornalista e empreendedor, Alphonse Mabilde deixou outras obras de impacto no Rio Grande do Sul, como a primeira ponte do Rio dos Sinos e a abertura da estrada de São Leopoldo a Vacaria. Também foi pioneiro na exploração de carvão em Arroio dos Ratos e sulfato de cobre nas margens do Rio Quaraí.
LEIA TAMBÉM: Castramóvel em Vera Cruz tem 100% das vagas preenchidas para ação em fevereiro
Publicidade
Após exercer breve carreira militar e também como juiz municipal de órfãos e delegado de polícia, e até mesmo como vereador na Câmara Municipal de São Leopoldo, aceitou a indicação para ser o diretor da Colônia de Santa Cruz, no período de 1864 a 1870. Confira mais sobre quem foi Alphonse Mabilde no link .
Quais quadras estão alinhadas?
– Ruas 28 de Setembro (Santa Cruz) e Nestor Frederico Henn (Vera Cruz)
– Ruas Júlio de Castilhos (Santa Cruz) e Cláudio Manoel (Vera Cruz)
– Ruas Ramiro Barcelos (Santa Cruz) e Alvarenga (Vera Cruz)
– Ruas Fernando Abott (Santa Cruz) e Ipiranga (Vera Cruz)
Para compreender
O processo de criação de um núcleo urbano de Santa Cruz foi solicitado pelo presidente da Província, João Lins Cansanção de Sinimbu, após uma visita à colônia em 1854. A ordem veio após a observação da prosperidade das colônias agrícolas de imigrantes já instaladas desde 1849.
Publicidade
LEIA MAIS: Vice-prefeito assume a gestão de Vera Cruz interinamente
Uma nova política de urbanização, com concentração populacional, visava favorecer o desenvolvimento religioso, comercial e até industrial. A “cidade” então aliaria as características de produção agrícola dos colonos imigrantes que já ocupavam a redondeza com novas formas de relacionamento entre os novos habitantes, agora em um novo centro urbano.
Os medidores/agrimensores oficiais de novos povoamentos na Província eram militares de origem portuguesa. Em Santa Cruz, essa tarefa ficou sob responsabilidade do tenente de Armada, engenheiro Francisco Cândido Castro de Menezes. O povoamento foi iniciado e delimitado em 1855, com 25 quarteirões originários simétricos. No início, foram ocupados apenas nove deles, com o quarteirão central sendo a Praça Getúlio Vargas (antiga praça São Pedro).
Publicidade
Em Vera Cruz (Vila Teresa), o povoamento foi iniciado e delimitado em 1866, 11 anos depois, com nove quarteirões originários simétricos de quadras, com o quarteirão central sendo a Praça José Bonifácio. Para tanto, Alphonse Mabilde valeu-se de sua vasta experiência em georreferenciamento de latitudes e longitudes, uma vez que já havia demarcado, em 1839, as capitais das 18 províncias do Brasil em relação ao meridiano do Rio de Janeiro, demonstrando vasto conhecimento no assunto. (*Texto de Angelo Hoff)
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade