Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DADOS DO CAGED

Venâncio Aires lidera geração de empregos em 2025

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou nessa quinta-feira, 29, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente a dezembro. Entre os integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), somente General Câmara, Minas do Leão e Sinimbu tiveram resultados positivos. No acumulado do ano o melhor desempenho foi de Venâncio Aires, que somou 464 novos contratos formais.

Santa Cruz do Sul teve o pior dezembro desde 2021. No último ano, as demissões superaram as admissões em 795. Em todos os segmentos houve mais fechamento do que abertura de vagas, puxado pela indústria e a agropecuária (segmento de produção de mudas e sementes certificadas).

*Dados referentes a dezembro, desde 2020, conforme o Caged
Desempenho por setor em Santa Cruz

LEIA MAIS: Santa Cruz fechou 795 vagas formais de trabalho em dezembro

Publicidade

No balanço anual, no entanto, o Caged aponta uma evolução de 196 novos contratos. Com isso, o estoque, que é a soma de todas as carteiras assinadas, ficou em 44.744. É o melhor desde o início da série histórica, em 2020.

Considerando os 17 municípios da Amvarp, oito tiveram mais demissões do que admissões. Rio Pardo ficou em segundo, com 221, seguido por Santa Cruz do Sul (196) e Minas do Leão (171). No lado oposto, entre os que mais fecharam vagas, estão Pantano Grande (-182), Candelária (-134) e Vera Cruz (-37).

De acordo com o ministro Luiz Marinho, já havia expectativa de que os números de dezembro fossem negativos. O País fechou 608.164 vagas formais. Ainda assim, terminou o ano com 1.279.498 novos contratos com carteira assinada, chegando ao estoque histórico de 48.479.348 trabalhadores no mercado formal. Representa um aumento de 2,71% no comparativo com o fim de 2024.

Publicidade

LEIA MAIS: Brasil cria 1,27 milhão de empregos formais em 2025, aponta Caged

Apesar de o dado ser positivo, Marinho lamenta a política de juros implementada pelo Banco Central. Conforme o ministro, isso fez o País ter o segundo maior juro real do mundo, atrás apenas da Rússia. Afirma que esse fator desacelera o crescimento na geração de trabalho e nos investimentos no Brasil.

Na área da Amvarp

Estado em 2025

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.